
Guerreiro do Paraná
O governador Ratinho Júnior (PSD) será homenageado pelo Movimento Pró-Paraná com o troféu Guerreiro do Paraná, em cerimônia marcada para 3 de novembro, durante a posse da nova diretoria da instituição. Criado em 2001, o prêmio reconhece personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado. Entre os homenageados anteriores estão Zilda Arns, Francisco da Cunha Pereira e Wilson Bley Lipski.
Desenvolvimento sustentável
Curitiba foi selecionada entre as 26 cidades do mundo pela Bloomberg Philanthropies e pelo grupo C40 na Luta contra o Aquecimento Global. O reconhecimento vem pelo programa Curitiba Mais Energia, que integra o PlanClima e inclui projetos como a Pirâmide Solar, o Palácio Solar 29 de Março e os telhados solares dos terminais Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão. “Nossa querida Curitiba concorre ao Local Leaders Awards 2025, que será entregue durante a Pré-COP no Rio de Janeiro, com a presença do príncipe William”, disse o Rafael Greca, secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável.
Grandes obras
O deputado federal Ricardo Barros (PP) participou do Conecti Inovar 2025, promovido pelo Sinduscon-PR/Noroeste e Seconci-PR/Noroeste, em Maringá. Engenheiro civil por formação, destacou o avanço da cidade em grandes obras, como o Centro de Eventos Oscar Niemeyer. Barros cobrou a execução de projetos viários aguardados, como o trevo do Catuaí e o Contorno Sul Metropolitano. Segundo ele, essas obras são essenciais para garantir segurança e salvar vidas.
IA e o mercado financeiro
A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados realizou nesta semana um debate sobre os desafios e oportunidades da regulação da IA no mercado financeiro. O encontro discutiu o uso ético da tecnologia com foco em transparência, segurança e impacto social. A iniciativa é da deputada Luísa Canziani (PSD-PR), presidente da comissão.
Colégios Cívico-Militares
Foi sancionada pelo governador Ratinho Junior a Lei que amplia o Programa Colégios Cívico-Militares para escolas de tempo integral. A partir de 2026 e mediante consulta pública, as escolas de educação em tempo integral da rede estadual de ensino poderão optar pelo modelo cívico-militar (CCM), na qual já estão 312 instituições de ensino em todo o Paraná, atendendo cerca de 190 mil estudantes.
Possível candidato
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), declarou estar “muito feliz” por ter o nome citado como possível candidato à Presidência da República em 2026. A fala foi feita nesta terça-feira (28) durante a abertura da 24ª AveSui, em Cascavel. Segundo ele, as especulações refletem o bom momento do Estado. “Se o Paraná não estivesse bem, meu nome não seria lembrado”, afirmou.
Bem posicionado
O ex-governador e atual deputado federal Beto Richa (PSDB) admitiu a possibilidade de disputar novamente o Governo do Paraná em 2026. Em entrevista, ele destacou a necessidade de apoio político e citou a boa relação com Ratinho Junior e membros do atual governo. Richa afirmou estar bem posicionado em pesquisas recentes e disse que só entraria na disputa com o mesmo grupo que o acompanhou no passado. Caso não concorra, garantiu estar satisfeito com sua atuação na Câmara Federal.
Atendimento ao trabalhador
O Paraná sediará, em Foz do Iguaçu, a 147ª Assembleia do Fonset, reunindo secretários do trabalho de todo o país no dia 7 de novembro. O evento faz parte do “Protagonistas do Trabalho”, que ocorre de 5 a 7 de novembro, com palestras e painéis sobre emprego e renda. A iniciativa reforça o papel do Estado como referência em políticas públicas voltadas ao trabalhador.
Atendimento ao trabalhador II
O secretário Do Carmo destacou que sediar o Fonset é um reconhecimento à modernização da rede de atendimento do Paraná. As atividades incluem capacitações, debates e intercâmbio de boas práticas entre gestores de todo o país. Segundo ele, o encontro fortalece o diálogo com o governo federal e aprimora o atendimento ao trabalhador e ao empregador.
Big techs
O deputado Aliel Machado (PV), relator do PL 4675/2025, que trata da regulação da concorrência das big techs, afirmou que sua indicação não partiu do governo federal. Segundo ele, a escolha foi feita pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que conduz pessoalmente o diálogo com as lideranças partidárias. Machado disse estar evitando manifestações públicas até a definição da tramitação acordada com Motta.
Ensino superior
As universidades estaduais do Paraná se destacaram em dois rankings internacionais de ensino superior: o Times Higher Education (THE) 2026 e o QS World University Rankings: América Latina e Caribe 2026. A UEL e a UEPG subiram três posições no ranking da THE, ocupando o 32º e o 36º lugares entre as instituições brasileiras. Já a UEM e a Unioeste avançaram uma posição cada, figurando em 43º e 46º. Segundo o secretário Aldo Bona, os resultados refletem o compromisso das universidades e os investimentos contínuos do Estado em pesquisa e inovação.
Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com
