
As provas do Vestibular de Verão 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram realizadas no último domingo (2) sem qualquer intercorrência, de acordo com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Dos 9.056 candidatos inscritos, apenas 995 não compareceram, o que representa 10,99% de abstenção, o menor índice registrado nas edições de verão nos últimos 13 anos.
As avaliações foram aplicadas em Maringá, no câmpus da UEM e no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), e em outras dez cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, Ivaiporã, Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Cianorte, Goioerê e Umuarama. A maior taxa de ausência foi verificada em Curitiba (17,48%), enquanto Maringá registrou a menor, com 6,48%.
Ao todo, o vestibular oferece 968 vagas distribuídas em mais de 70 cursos de graduação presenciais. Destas, 670 são destinadas à ampla concorrência e 298 às políticas afirmativas, incluindo cotas sociais, cotas sociais para negros, cotas para negros e cotas para pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos puderam escolher até três opções de curso, variando entre áreas, turnos e câmpus.
O reitor da UEM, Leandro Vanalli, comemorou o baixo índice de abstenção. “Ficamos felizes com o baixo índice de ausentes, sendo o menor dos últimos 13 anos, o que demonstra a procura por um ensino gratuito e de qualidade. Precisamos trabalhar ainda mais para que esse índice continue a cair e garantir que a experiência do aluno UEM, desde a inscrição no vestibular até a formatura, seja de excelência”, destacou.
Os candidatos responderam a 50 questões objetivas e elaboraram uma redação no gênero resposta argumentativa. O tema proposto convidava à reflexão sobre a valorização da cultura no país, com a questão: “A cultura no Brasil é valorizada?”
O gabarito provisório já está disponível no site do vestibular. Pedidos de reconsideração das respostas podem ser enviados em até 24 horas após a divulgação, por meio do Menu do Candidato. Após análise dos recursos, será publicado o gabarito definitivo. As notas e imagens das redações estarão disponíveis a partir das 15h do dia 12 de novembro, e o resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro, às 10h.
De acordo com o Edital nº 040/2025-CVU, candidatos aprovados nas cotas sociais para negros e cotas para negros deverão comprovar a autodeclaração durante a pré-matrícula, passando por uma banca de heteroidentificação presencial. As datas e locais serão definidos em edital específico, após a divulgação do resultado final.
Da Redação
Foto – Reprodução
