Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

SRM

Segunda-feira tem posse da nova diretoria da Sociedade Rural de Maringá que será presidida até o final de 2026 pelo agropecuarista Carlos Henrique Pinto. Será às 11 horas, no Sicredi Dexis.

MEXIDA

Depois de mandatos sob a presidência de Maria Iraclézia Araújo, um novo comando do nosso Parque de Exposições e das feiras Expoingá será interessante. Todos que participaram do processo esperam mudanças.

IMPORTÂNCIA

Uma queixa muito ouvida pelos novos dirigentes refere-se ao afastamento de lideranças regionais rurais. O objetivo é trazê-las de volta. Outra: a SRM não pode se omitir. Precisa se posicionar-se em defesa do agronegócio.

OLHO AÍ

O Tribunal Superior Eleitoral não poderia escolher o momento mais errado para julgar o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A acusação é de crimes envolvendo contratações irregulares e cargos “secretos”!

TRIBUNAL

A sessão estava prevista para iniciar ontem à noite. Castro e mais 12, entre eles o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), e o ex-vice-governador Thiago Pampolha (MDB) podem ter mandatos e direitos políticos cassados.

LADOS

Cá, entre nós, fosse ele da esquerda, não haveria preocupação. Mas ele é da direita e ainda mexeu com uma força poderosa: o crime organizado que está entranhado em todos os setores.

PRESSÃO

É um contrassenso existirem defensores dos bandidos mortos no Rio de Janeiro. Quase todos marcados por folhas corridas com milhares de crimes contra a população das favelas, também contra a polícia que a defende.

ILHA

Tomando por base o número de crimes nelas praticados, as favelas cariocas são paradisíacas. Ninguém se queixa à polícia, mas muitos se queixam da polícia. Cumprem ordens ou são cúmplices.

INDEFESOS

Nenhuma voz se ergue em defesa dos moradores dessas comunidades dominadas por criminosos que os pressionam, extorquem, expulsam, matam, etc. Vivem uma liberdade pior do que a vivida pelos cubanos, venezuelanos…

INSEGURANÇA

Rodam comentários sobre a segurança pública de Maringá, classificada em estatística como a sétima melhor do Estado. E é preciso pontuar que melhorou muito nos últimos anos, desde o surgimento da Guarda Civil Municipal.

PREVISÃO

Há muitos anos escrevi a opinião de um coronel reformado sobre a falta de efetivos policiais militares, civis e equipamentos em Maringá. Segundo ele, só uma polícia local poderia dar melhor segurança para nossa cidade.

DISTÂNCIA

Explicou que os comandantes das forças estaduais, postados em Curitiba, não sentem as necessidades policiais de Maringá. Debruçam sobre números, estatísticas e… sobre a falta de efetivos.

MAIS

Outra observação: os policiais estaduais geralmente trabalham fora das suas cidades. Já os municipais nas cidades onde são conhecidos e têm suas famílias.

INTERESSE

Então os guardas municipais defendem praticamente os seus próprios lares. E os comandos, locais, conhecem tudo a fundo, vivem a realidade do município e da população que integra.

EXEMPLO

Segundo o secretário que comanda a GCM, embora carioca, o Delegado Luiz Alves agrega uma grande capacidade e experiência à corporação. Os mais representativos casos policiais da cidade têm soluções através dela.

ARMAMENTO

Com a bandidagem usando pistolas, e em alguns casos na região até fuzis, a Guarda tem recebido “artilharia” e equipamentos de proteção. Nos últimos dias chegaram 35 pistolas calibre 380 e escopetas.

EXPERTS

Segundo o secretário Alves, a corporação está inclusive difundindo conhecimentos para outros municípios. A Escola de Formação em Maringá, treina guardas de toda a região.

HOMENS

Começou o Novembro Azul, focado na proteção à saúde masculina e ontem o médico Aissar Eduardo Nassif fez, na Câmara, uma palestra especial sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

IMPORTANTE

A iniciativa do Legislativo aconteceu para reforçar a atenção à saúde do homem e a importância de falar sobre o tema com naturalidade e informação. Segundo Nassif, é fundamental que o homem cuide da própria saúde com responsabilidade.

VOCÊ É POPULAR?

Divulgado ontem, o estudo “Nomes no Brasil”, destaca o sobrenome Silva como o mais presente – 1,1 milhão – no Paraná. Depois vem Santos, de 900 mil pessoas.

MAIS

459 mil mulheres registradas no Paraná se chamam Maria, 4,01% da população feminina. Entre os homens, João aparece em 215 mil registros, o equivalente a 1,88% da população masculina.

COMPARTILHE: