
Os nomes Maria, Ana e José estão entre os mais populares entre os maringaenses, segundo o estudo “Nomes do Brasil”, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico de 2022.
No município, 17.615 pessoas se chamam Maria, representando 4,3% da população, enquanto José aparece em 6.688 registros, cerca de 1,63% dos moradores. Entre os nomes femininos, Ana ocupa a terceira posição, com 6.807 pessoas.
O levantamento também destaca os sobrenomes mais comuns na Cidade: Silva, Santos e Oliveira. O sobrenome Silva lidera a lista, presente em mais de 42 mil maringaenses, o equivalente a mais de 10% da população.
No Paraná, o nome João aparece como mais frequente, presente em 1,89% dos paranaenses, à frente de José, que aparece em 1,76%. Já Maria mantém a liderança entre os nomes femininos tanto em Maringá quanto no Estado, com mais de 460 mil registros no Paraná.
Maria e José estão entre os nomes mais comuns do país, com 12,28 milhões e 5,16 milhões de registros, respectivamente. Silva também é o sobrenome mais frequente no Brasil, presente em 16,76% da população.
Esta é a segunda edição do levantamento de nomes e sobrenomes do IBGE, que atualiza os dados do Censo 2022. Entre mais de 140 mil nomes próprios contabilizados, Maria e José mantêm a hegemonia nacional, enquanto mais de 200 mil sobrenomes foram registrados, com Silva liderando novamente. O estudo completo pode ser acessado no portal do IBGE, na seção “Nomes no Brasil”.
Da Redação
Foto – Reprodução
