Início Destaques do Dia UEM tem maior quantidade de cursos cinco estrelas do Paraná

UEM tem maior quantidade de cursos cinco estrelas do Paraná

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou o melhor desempenho entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná na edição 2025 do Guia da Faculdade. A universidade alcançou a nota máxima em 12 cursos de graduação presenciais, classificados como de excelência, e teve outros 56 cursos avaliados com quatro estrelas, além de seis com três estrelas.

Entre os cursos que receberam cinco estrelas estão Ciências Biológicas, Educação Física, Farmácia, Geografia, Letras, Matemática e Química, todos reconhecidos pela qualidade da formação acadêmica e estrutura oferecida. O resultado consolida a UEM como a instituição estadual paranaense com maior número de graduações excelentes.

O reitor Leandro Vanalli destacou a importância da conquista: “O Guia da Faculdade do Estadão, um dos mais respeitados rankings de qualidade do ensino superior brasileiro, atesta o excelente desempenho dos nossos cursos. Este reconhecimento muito nos engrandece, alcançando a todos que contribuíram com sua dedicação ou já tiveram a honra de vivenciar o ambiente acadêmico desta excepcional universidade.”

Vanalli também ressaltou que o avanço é reflexo do trabalho coletivo: “Este resultado é fruto do empenho de nosso corpo docente, técnico-administrativo e discente, e uma evidência de que a UEM está no caminho certo da consolidação como uma referência de ensino superior público de qualidade.”

Em relação à edição anterior, a UEM ampliou o número de cursos com nota máxima, em 2024, eram quatro graduações presenciais com cinco estrelas. Agora, o número triplicou, consolidando uma evolução contínua nos indicadores de qualidade.

Entre os cursos avaliados com quatro estrelas (muito bom), destacam-se Medicina, Direito, Engenharia de Software, Odontologia e Psicologia, que figuram entre os mais concorridos nos vestibulares da instituição. As graduações presenciais com alto desempenho estão distribuídas entre os câmpus regionais de Cianorte, Umuarama, Goioerê, Cidade Gaúcha e Ivaiporã, evidenciando a excelência acadêmica em toda a estrutura da universidade.

Na modalidade a distância (EaD), seis dos sete cursos ofertados pela UEM receberam quatro estrelas: Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras e Tecnologia em Gestão Pública. Já entre os cursos avaliados com três estrelas (conceito “bom”) estão Ciências Sociais, Engenharia Elétrica, Física (Bacharelado), Música (Educação Musical), Engenharia Ambiental e Tecnologia em Construção Civil, estes dois últimos ofertados em Umuarama.

No panorama das universidades estaduais paranaenses, a UEM lidera com 12 cursos excelentes, seguida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 11 cursos; Unespar, com cinco; UEPG, com três; Unioeste, com dois; e Unicentro e Uenp, com um curso cada.

O Guia da Faculdade é uma das principais referências em avaliação do ensino superior brasileiro. Em 2025, foram analisados 22.198 cursos de graduação em todo o país, dos quais apenas 993 receberam cinco estrelas, sendo 85% pertencentes a instituições públicas.

A classificação considera três dimensões principais: qualidade do projeto pedagógico, perfil do corpo docente e percepção do mercado e de avaliadores especializados.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: