
A Secretaria de Saúde realiza hoje, a partir das 9h, no Paço Municipal, o ‘Dia D’ contra a dengue, ação que integra a mobilização do Ministério da Saúde. O objetivo é reforçar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, especialmente neste período de maior incidência devido ao aumento das chuvas.
Durante o evento, os moradores poderão conferir materiais educativos, como, amostras de água com larvas do mosquito e maquetes de casas destacando pontos de atenção para eliminar criadouros. Agentes de combate às endemias estarão presentes para orientar a população sobre cuidados em residências, escolas, empresas e demais ambientes, reforçando que a prevenção é responsabilidade de todos.
Segundo dados do Governo do Paraná, o Estado vem registrando queda significativa nos casos de dengue. De janeiro a outubro de 2025, foram confirmados 87.598 casos, uma redução de 85,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 613.371 casos. O número de óbitos também caiu de 729 para 129, representando uma queda de 82%.
“Reforçamos todo o nosso sistema de combate à dengue, em conjunto com os municípios, para reduzir os casos e, consequentemente, as mortes, e os esforços têm dado certo”, destacou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. Ele acrescentou que o Governo do Estado segue incentivando ações de controle, remoção de criadouros, monitoramento da infestação vetorial, bloqueio de casos, mobilizações e mutirões em localidades de risco.
Além das medidas tradicionais, o Paraná investe em estratégias inovadoras no combate à dengue. Entre elas, a aplicação da bactéria Wolbachia em mosquitos Aedes aegypti, que reduz a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A biofábrica de produção em larga escala dos chamados “Wolbitos”, inaugurada no Parque Tecnológico da Saúde em Curitiba, é a maior do mundo e permitirá a expansão do método para cidades como Foz do Iguaçu e Cascavel ainda em 2025.
Da Redação
Foto – Reprodução
