Início Maringá UEM terá papel estratégico em projeto com a ONU

UEM terá papel estratégico em projeto com a ONU

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) será polo regional do Observatório Inteligente das Cidades em 2026, projeto pioneiro no Brasil desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A iniciativa tem como objetivo modernizar a gestão pública e fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável no Paraná.

O observatório fará a coleta, análise e integração de dados urbanos, conectando pesquisadores, gestores municipais e equipes técnicas dos municípios do Norte e Noroeste do Estado. A UEM será responsável pela elaboração de diagnósticos, capacitações e suporte técnico às prefeituras, contribuindo para decisões estratégicas em áreas como mobilidade, habitação, planejamento territorial, resiliência climática e resposta a emergências.

O lançamento estadual, previsto inicialmente para novembro de 2025, foi adiado para o próximo ano, em data ainda a ser definida. O observatório contará com um road show estadual em todas as universidades públicas, promovendo a troca de experiências entre pesquisadores, gestores públicos e profissionais da área urbana.

A parceria foi formalizada em 30 de outubro, em Nova York, durante a assinatura da Carta de Parceria na sede da ONU, com a presença do secretário estadual das Cidades, Guto Silva, do diretor do escritório da ONU-Habitat, André Dzikus, e do coordenador-geral da Superintendência-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Luís Paulo Mascarenhas.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: