Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

LERDO LED

Rejeitada pelos maringaenses desde início, a parceria pública e privada para implantação da iluminação em LED em Maringá continua sinuosa. Só na Câmara a comissão de vereadores já se debate sobre o tema há 8 meses.

DINHEIRAMA

A gestão anterior trocou um sistema que atendia bem e deixava lucros nos cofres públicos, para pagar R$ 81,3 milhões a empresas privadas. A coisa é tão enrolada que já foram contratadas, sem conclusões, duas empresas de auditoria.

NÃO PERDOA

O secretário municipal Vagner Mussio “mete a boca”. Diz que a empresa estaria contabilizando serviços de manutenção como modernização, que podas e padronização das instalações têm qualidade questionável, etc.

DIVERGENTES

A comissão levantou divergências sobre o trabalho: o Consórcio anunciou 47% de modernização do sistema de iluminação pública e a prefeitura 27%.  Os vereadores apresentaram fotos de denúncias, inclusive com luminária amarrada com arame.

DENÚNCIAS

Segundo os vereadores, 10% das reclamações dos maringaenses denunciam luzes acendendo fora de horário; outros 10% reclamam de luminárias fracas ou piscando; 40% de atrasos nos serviços de manutenção, 30% de luminárias quebradas, desorganização nos protocolos, etc.

É O FIM

Filho do traficante Marcinho VP, preso, o rapper Oruam também foi tocado pela gastança – de tanto uso – da discursiva “vontade de servir o povo”. Para se juntar aos iguais, pretende disputar eleição para deputado estadual…pelo PT.

INDECOROSO

A coisa está feia para o deputado estadual Renato Freitas, do PT, em Curitiba, filmado em briga de rua com um jovem funcionário de estacionamento. Com ficha de 16 apontamentos policiais, é useiro e vezeiro em brigas e bate bocas.

PADRÃO

Freitas sempre se defende como vítima de agressão, perseguido por ser negro, de origem pobre, defensor dos humildes. No último caso a tese não colou. Filmagens mostram que ele e um assessor é que iniciaram briga ao invadir uma empresa para bater em um funcionário.

VOLUME

Apurando o caso, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná já recebeu oito denúncias contra o parlamentar. Apresentadas por vereadores, deputados e organizações políticas.

REPRESENTAÇÕES

Em comum as denúncias apresentadas ao Conselho presidido pelo deputado Aparecido Jacovós focam condutas incompatíveis com o decoro parlamentar. Listam perturbações de sessões e reuniões, além de ofensas físicas e morais dentro da Alep.

EXCESSOS

Mais ainda, por usar o cargo para obter favorecimento e constranger, por revelar deliberações sigilosas, divulgar documentos reservados, utilizar verbas de gabinete de forma indevida, favorecer financiadores de campanha e fraudar presença em sessões.

BARULHENTOS

Do Jardim Alvorada, moradores reclamam de estabelecimentos que funcionam também após as 22 horas e madrugada afora. É muita música alta, gritos, confusões, veículos barulhentos e às vezes até tiros.

TRÂNSITO

O tráfego segue com meia pista até quinta-feira, 27, no trecho da Avenida Colombo, altura da rotatória do Catuaí. No local se constrói uma faixa elevada. Os bloqueios podem ser conferidos pelo aplicativo Waze.

CASINHA DE CABOCLO

Um jovem (26 anos) de Maringá foi fuzilado em Mandaguaçu. Esperava na casa da namorada quando o assassino chegou. A polícia procura motivação e a identidade do fugitivo.

BAZAR

A ONG Marias da Internet promove bazar beneficente sábado e domingo. Na Associação de Saúde Mental, no Jardim Santa Rosa, Rua dos Gerânios 2.016. Roupas masculinas, femininas, infantis, acessórios, sapatos, utensílios domésticos.

 LEITE

Ação social na empresa GTF, uma das maiores empresas do setor alimentício do país sediada em Maringá, arrecadou 2.000 litros de leite. Foram entregues ontem no Hospital do Câncer de Maringá.

CARIDADE

Esse exemplo que deveria ser seguido por outras empresas teve apoio do Supermercado Amigão da Avenida Mandacaru. Disponibilizou preço amigo para aumentar o alcance da iniciativa solidária.

Me arrancam tudo à força e depois me chamam de contribuinte!  MILLOR FERNANDES

COMPARTILHE: