
As intervenções no novo Trevo do Catuaí, que receberá o nome Divanir Braz Palma, em Maringá, alcançaram 85,76% de conclusão, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil). O projeto, que recebe investimento de R$ 49 milhões, promete transformar a mobilidade na região, substituindo a antiga rotatória em nível por um complexo viário moderno e mais seguro.
A obra reestrutura o entroncamento entre a BR-376, PR-317 e Avenida João Pereira. Para isso, foram implantadas duas passagens superiores em formato de rotatória, conectando a PR-317 à Avenida João Pereira. Paralelamente, segue em ritmo avançado a pavimentação da nova pista da BR-376, que foi rebaixada e passará sob as estruturas elevadas.
Atualmente, os serviços se concentram justamente nesse novo trecho da rodovia federal. Estão em execução a base e sub-base da pista, além da aplicação da primeira camada de asfalto em uma das faixas, etapa iniciada recentemente.
O pacote de melhorias inclui ainda a construção de vias marginais, novo sistema de drenagem de águas pluviais, calçadas, ciclovia, duas passarelas para pedestres, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, iluminação rodoviária e outros serviços complementares.
A expectativa é de que, após concluído, o novo trevo reduza congestionamentos e aumente a segurança em uma das áreas de maior fluxo de Maringá. A previsão de entrega é para o primeiro bimestre de 2026.
VALIDADO
O Governo do Estado aprovou o projeto executivo da duplicação do Contorno Sul – avaliado inicialmente em R$ 450 milhões. Elaborado pela prefeitura, o documento foi validado tecnicamente pela Seil e o DER/PR, que autorizaram a continuidade do processo em uma reunião ontem, em Curitiba, entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, e o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Com a aprovação técnica concluída, o processo entra agora na fase administrativa. A Prefeitura de Maringá trabalha na finalização dos documentos pendentes para, na sequência, abrir a licitação que vai definir a empresa responsável pela execução das obras.
O Contorno Sul é um eixo estratégico para o trânsito de cargas e para o deslocamento entre Maringá e cidades como Sarandi, Paiçandu e Marialva. O trecho registra congestionamentos diários, sobretudo na rotatória de acesso à BR-376, além de acidentes recorrentes envolvendo veículos pesados provenientes do distrito industrial e da região de Campo Mourão e Cianorte.
Da Redação
Foto – DER-PR
