
O prefeito Silvio Barros solicitou à Câmara Municipal autorização para se licenciar temporariamente do cargo a fim de participar de uma cúpula internacional sobre sustentabilidade no Quênia. O pedido será votado em regime de urgência na sessão de hoje, 27, marcada para começar às 9h30.
A licença está prevista para o período de 8 a 12 de dezembro, dois dias após o início da Maringá Encantada 2025, programada para começar no dia 6. Durante a ausência do prefeito, o comando da administração municipal ficará com a vice-prefeita Sandra Jacovós.
Barros foi convidado para integrar a programação da “Cúpula de Cidades e Regiões: Promovendo soluções sustentáveis por meio de ações locais”, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP), por meio da Divisão de Mudanças Climáticas. A Cúpula compõe o painel da 7ª Sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-7), que será realizada em Nairóbi, capital queniana.
O site oficial do evento já confirma a participação de Barros como palestrante internacional. Ele deverá integrar a Sessão Temática 2, no seminário “Superando as Barreiras Financeiras: Desbloqueando o Financiamento para uma Ação Local Sinérgica”.
Além de prefeito de Maringá, Barros preside a Comissão de Meio Ambiente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e será o único prefeito brasileiro presente na Cúpula.
Além de Barros, o outro brasileiro representante no evento será André Corrêa do Lago, presidente da COP30 e vice-ministro para Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores. A Cúpula será transmitida ao vivo pelo YouTube e pelo Zoom. No Zoom, participantes poderão enviar perguntas em tempo real durante as sessões.
Da Redação
Foto – Reprodução
