Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

AÇÃO

Enquanto a política nacional ferve com escândalos e distanciamento da população, a Assembleia Legislativa realiza legislatura que serve de exemplo. Sob a presidência do deputado Alexandre Curi mudou o foco e hoje se aproxima dos paranaenses para ouvi-los, representá-los e prestar contas.

PROVAS

Curi já promoveu 34 sessões da Alep em diferentes pontos do Estado, contactando parlamentares com cerca de dois milhões de pessoas. Foram ouvidas milhares de reclamações e sugestões, todas devidamente encaminhadas para a busca de melhores e soluções.

RESULTADOS

Dentre os resultados dessa ação estão sendo construídas cerca de 300 creches em centenas de municípios. Esse é um dos resultados, através de parcerias da Assembleia com o Governo do Estado.

RIGOR

Paralelamente, promovendo uma política de seriedade, Alexandre Curi fez uma reforma no Código de Ética que gerencia o decoro parlamentar. A partir desse trabalho acabam os casos como os de parlamentares que punidos pela Casa, até cassados, mediante sentença judicial voltaram para a Alep.

SEM CHANCE

Hoje, se um deputado for punido com cassação, perderá tempo se recorrer ao Judiciário, pois a decisão da Casa agora é soberana. A propósito, com mais de dez denúncias quem está nesse fio da navalha é o deputado Renato Freitas (PT) por agressão violenta em via pública, além de 16 anotações policiais anteriores.

DENGUE

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, está literalmente pulando de alegria. Motivo: o anúncio da vacina brasileira contra a dengue: “Vamos acabar com as mortes provocadas pelo mosquito Aedes no nosso Estado!”

BUSCA

O secretário afirmou ontem em Maringá que já está mobilizando a Sesa para trazer a vacina já no início do próximo ano. Disse que além de ser dose única, ela cura inclusive mais de 90% dos casos graves.

CANDIDATURA

Acompanhando o governo Ratinho Júnior, ontem em Maringá, o deputado Alexandre Curi confirmou ser pré-candidato à sucessão estadual. Motivo: dar continuidade ao projeto de governo coletivo que destaca o Paraná como Estado que apresenta os melhores índices produtivos, construtivos, educacionais, sociais, etc.

PROMOÇÃO

Todas as 72 lojas do supermercado Amigão abrem hoje às 7h. O objetivo é participar da Black Friday oferecendo promoções em todos os departamentos, inclusive de itens da cesta básica, com até 10 vezes em cartão.

INCORRIGÍVEL

Em Umuarama há um registro insólito da crônica policial. Homem de 49 anos com tornozeleira eletrônica apresentou-se bêbado perante o juiz, para responder por crimes de furto e violência doméstica. Porém, por estar alterado, incontrolável, impossibilitando a audiência, acabou dominado por PMs e presos.

CRIANÇAS

No próximo dia 7, Maringá receberá o 1º Evento Pipa, Café & Arte, uma ação inclusiva dedicada a crianças com TEA e TDAH. Com arte, recreação e convivência, a iniciativa é uma parceria com a SEPED, Prefeitura e PROCON.

PROGRAMAÇÃO

Com algodão doce, pipoca e muita diversão, o evento terá teatro de bonecos, obras produzidas por pequenos artistas e lançamento do livro “Clube das Crianças que Não se Encaixam”, da escritora Isabela Gabrielzyk. Ela tem apenas 9 anos de idade.

O ESCOLHIDO

Lula insiste em fazer do advogado Jorge Messias o novo ministro do STF. Execrado por maioria parlamentar, Messias tem dois motivos fortes para a unção de Lula: primeiro que foi portador da nomeação – em branco – no governo Dilma, para evitar que Lula fosse preso.

CONTAMINADO

Segundo motivo forte que ninguém observa: Messias já está sancionado pelos Estados Unidos. Isso significa que votará por Lula e por Alexandre de Moraes nas demandas do STF, sem medo da Lei Magnitsky.

BANDIDAGEM

Os governos federal, estadual e municipal precisam melhorar o aparato de segurança e contratar mais policiais. Todo santo dia tem operação policial com nome pomposo para indicar ações contra grandes quadrilhas intermunicipais, interestaduais e internacionais.

A NOVA

Ontem, por exemplo, ao invés da PF foi a vez do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, deflagrar a Operação Scelerum já na fase IV. A gangue atua no Paraná e em outros quatro Estados.

HOMENAGEM

Artista “da casa”, Tom Brasil em seu grande e qualificado trabalho reconhecido por Maringá. Proposição do vereador Flávio Mantovani – e do ex-Belino Bravin – receberá título honorífico de cidadania do município.

MERECIMENTO

Será na próxima quarta-feira em sessão extraordinária da Câmara Municipal a partir das 19 horas. A coluna é pequena para enumerar o trabalho artístico do Tom. É escritor, músico, compositor, apresentador de televisão, etc., além de personagem cativante que orgulha Maringá em seus shows Brasil afora.

COMPARTILHE: