Início Colunistas A Revolução do EMPREENDEDORISMO – Uma visão das Inteligências Emocional e Artificial

A Revolução do EMPREENDEDORISMO – Uma visão das Inteligências Emocional e Artificial

Principalmente nestes novos tempos de tecnologia, o papel da liderança incorporada com as inteligências emocional e artificial é produzir mais líderes, não seguidores.

Quando um negócio cresce, suas demandas mudam. E o EMPREENDEDORISMO é necessário para trazer um negócio à vida, mas é preciso ter disciplina de gestão para sustentar esse crescimento e fortalecer as habilidades de liderança para manter o crescimento a longo prazo. E aqui, fundamental dizer o efetivo papel dos CEOs, executivos, líderes e neste caso, os fundadores devem se adaptar deixando de ser os único a tomar decisões, fazendo a transição do líder para o empreendedor.

Fala-se muito em IA – Inteligência Artificial e as pessoas se esquecem que esse movimento todo depende da IE – Inteligência Emocional. A chinesa Fei Fei Li, da Universidade Stanford nos EUA e consultora do governo americano faz palestras no mundo sobre Inteligência Artificial, e o que ela diz? Ela fala assim: “Inteligência artificial não tem nada de artificial porque ela só existe para inspirar e impactar pessoas”.

O mundo hoje, mais do que ontem, mas sempre foi assim, tem nas MUDANÇAS o PROTAGONISMO. Não se pode ficar parado. Na verdade, ou melhora ou piora. E piorando, fica para trás, comendo a poeira deixada pelos adversários. Como falo em minhas palestras, quem fica parado e poste e ainda recebe uma “visitinha”. Camarão que dorme na onda, acorda na empada.

As empresas que hoje mais crescem não as que inventam algo, mesmo neste mundo louco de inteligência artificial. São as que REINVENTAM, que melhoram algum processo. Facebook Meta, por exemplo, não foi a primeira rede social, já existiam diversas redes sociais quando ele foi lançado. A UBER  não inventou a  mobilidade urbana, já existia um monte de aplicativos. O Airbnb inventou a hotelaria? Não! Ele só REINVENTOU o modelo de negócio, e sua tecnologia nem é complexa. E assim é também com Whatsapp, Instagram e tantas outras. Elas simplificaram coisas que já existiam.

As pessoas têm essas manias de acharem que devem ser inventoras de alguma coisa para fazer sucesso. E aí, ficam inventando coisas. Elas dizem que querem começar um negócio, mas não sabem por onde, então querem inventar algo. Não, não tem que inventar nada. A revolução das inteligências mostra que o empreendedor tem que ser um executor, tem que fazer o que já existe, mas de um jeito melhor, mais inteligente, mais barato. O segredo da revolução está aí: REINVENTAR AS COISAS. Isso é ser empreendedor e isso é GENIAL.

Se você é funcionário, pensa comigo: Quem tem que enriquecer é a empresa e o seu enriquecimento pessoal vai ser apenas consequência disso. Aí você aprende a ter liberdade e encontrar equilíbrio e sim, ser realizado financeiramente. O segredo? Muito risco e pouco ego. A riqueza está aí. Fórmula básica de qualquer negócio. Claro que aqui entendemos que pouquíssimos negócios (menos de 1%) serão como Uber, Facebook e outra meia dúzia que recebem milhões de investimentos e depois geram fortunas colossais, mesmo dando prejuízos. Veja o caso da Amazon. São modelos diferentes de um negócio tradicional onde você tem dois bolsos, um que entra o dinheiro e outro que sai. E você sabe que a prosperidade é esta, entrar mais do que sair e ponto final.

A revolução do empreendedorismo moderno é impulsionada pela SINERGIA entre estas duas inteligências, emocional e artificial. A IA fornece as ferramentas para automatizar os processos, analisar dados e otimizar estratégias. A IE capacita o empreendedor nas gestão das próprias emoções e as de sua equipe a tomar decisões mais assertivas e construir relacionamentos sólidos. Essa combina~]ao define o SUCESSO no dinâmico e competitivo cenário atual. Ou seja, enquanto a IA cuida da parte técnica, a inteligência emocional é fundamento da liderança e cuida da RESILIÊNCIA, empatia para prosperar no ambiente empreendedor.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: