
Maringá foi confirmada pelo Governo do Estado como uma das cidades que receberão um satélite do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). O anúncio integra o pacote de R$ 100 milhões em novos investimentos para o setor cultural, apresentado ontem, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba.
A iniciativa marca uma estratégia de descentralização dos acervos hoje concentrados em Curitiba. A partir de 2026, os satélites permitirão a circulação de parte das mais de 3 milhões de peças pertencentes aos museus estaduais. Além de Maringá, Londrina, Cascavel, Guarapuava, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Tunas do Paraná receberão unidades.
De acordo com o governador, a iniciativa busca promover a cultura no interior. “Nem todo mundo consegue viajar até Curitiba para visitar um museu, então é o Estado que vai até as pessoas. Esses oito satélites vão levar nosso acervo para o interior, ampliando o acesso à arte e ao patrimônio cultural”, afirmou Ratinho.
A Cidade também está entre os 64 municípios contemplados na primeira etapa da entrega de 1.691 instrumentos musicais, adquiridos por meio do programa Paraná Mais Cidades. Outros 26 municípios receberão os kits na fase seguinte. O investimento total é de quase R$ 8 milhões.
De acordo com a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a ação consolida uma política permanente de incentivo à formação artística. “A música tem função essencial na formação cidadã. Por isso, seguimos ampliando o alcance do programa”, afirmou. Os instrumentos serão destinados a fanfarras, bandas marciais, orquestras e projetos de musicalização mantidos pelas prefeituras.
Da Redação
Foto – Ari Dias
