Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

COMBOIO

A polícia paraguaia atacou na madrugada de ontem em Salto del Guairá, a pouca distância da fronteira, um comboio de 19 veículos de traficantes brasileiros. Eles conduziam e protegiam uma carga com 50 toneladas de maconha.

ABASTECIMENTO

Os dois caminhões-tratores, um caminhão, 14 caminhonetes e dois carros iriam, passando pelo Paraná, distribuir a maconha nos grandes centros de São Paulo e Rio de Janeiro. Houve violento tiroteio, um bandido morreu e apenas cinco foram capturados.

LEILÃO

A prefeitura de Maringá promove hoje leilão online de veículos apreendidos por irregularidades no trânsito local. 137 motos e carros em condição de circulação, e outros 93, sucateados, que serão leiloados amanhã.

OPORTUNIDADE

Qualquer interessado pode fazer lances no leilão de veículos em condição de circulação, se não tiver débitos de leilões anteriores. Já o leilão de sucatas será específico para empresas cadastradas para negociar peças.

COINCIDÊNCIA?

Coincidem certas coisas com nossos carros, mas algumas são tão coincidentes que apontam o dedo para alguma falha mecânica, ou combustível adulterado. Primeira coincidência: enguiçaram – fora do horário de trabalho – os carros de dois repórteres da TV Maringá Band, ontem pela manhã.

MAIS

Um enguiçou e parou em Maringá, outro em Nova Esperança. Segunda coincidência: ambos veículos Ônix, ambos com problemas nas bombas de combustível. E custam caro, por volta de R$ 2 mil cada, com o conserto!

CAMPANHA

Alinhando campanha para disputar cadeira no Senado, a jornalista Cristina Graeml esteve ontem em Maringá e região. Ela é fortíssima em Curitiba, onde fez milhares de votos na disputa pela prefeitura da capital.

POLÊMICAS

Cristina só não se elegeu porque em sua campanha brotaram polêmicas de última hora. Uma, de que 88% de sua plataforma teria sido gerada por inteligência artificial. Outra: cobrar transporte coletivo urbano de acordo com o número de quilômetros rodados pelo passageiro.

FORÇA

Mesmo com esses e outros percalços, a jornalista conseguiu mais de 42% dos votos dos curitibanos. Outro fator positivo: a proximidade com o grupo do maringaense Sérgio Moro que tem protagonismo assegurado na disputa pelo governo do Paraná em 2026.

BOA IDEIA

Paranacity está preparando um grande evento de pedestrianismo, a 1ª Corrida do Urucum. Marcada para o dia 8 de fevereiro nas ruas da cidade. O nome do evento está ligado à produção recorde desse tempero em Paranacity.

COMPLICOU

Em cada Natal e início de ano aumentava a “safra” de novos alunos nas autoescolas de Maringá. Marcava efetivamente que mais pessoas estavam comprando seus primeiros veículos, ou buscando a primeira CNH.

QUEDA

Neste final de ano a situação se inverteu. Segundo proprietários de autoescolas, os aspirantes a autorizações legais para dirigir foram surpreendidos pela decisão federal do Contran. Ela autoriza um aprendizado menos intenso, exigindo apenas duas horas de aulas, quando antes eram exigidas 20!

PROBLEMAS

Como o futuro exigirá menos funcionários em autoescolas, logo virá uma onda de dispensas. E também virá o efeito mais grave do aprendizado parcial, da imperícia: outra onda, de acontecimentos graves no trânsito.

MENOS IPVA

A Câmara dos Deputados aprovou PEC que isenta do pagamento de IPVA os veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. Depende apenas de promulgação legislativa, já que para o governo o projeto não interessa.

DETALHES

A PEC 72/23 prevê a isenção para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos. Na prática, a mudança proíbe a cobrança do imposto, imunidade tributária, mas não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

HOMENAGEM

Presidente que está mudando a Assembleia Legislativa, o deputado Alexandre Curi foi homenageado pelas ações parlamentares em favor dos municípios. Na terça-feira recebeu título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais.

GAECO

O Gaeco, com apoio da PM, cumpriu ordens judiciais nas cidades de Ponta Grossa, Mandaguaçu, Nova Esperança, São João do Caiuá, Sarandi e Maringá. Foram ações formais, embasados por mandados judiciais, direto nos endereços dos alvos e com apoio da Polícia Militar.

PALMAS

Parabéns para o Gaeco, polícia escolhida para grandes investigações e grandes detenções. Só me causa estranheza por estar sendo utilizada agora para esse tipo de ação comum de buscar e deter. Não seria um trabalho para a Polícia Civil de cada cidade?

COMPARTILHE: