
O deputado federal Ricardo Barros destacou Maringá como um polo promissor para investimentos em tecnologia e data centers durante o Seminário ABDC ReData | Inteligência Artificial, realizado na Câmara dos Deputados em Brasília. Em sua fala, Barros enfatizou que a Cidade possui infraestrutura e mão de obra qualificadas, apresentando-se como um destino estratégico para novos projetos tecnológicos.
“É muito mais do que participar da corrida global pela tecnologia. É aproveitar essa oportunidade de desenvolvimento, reforçando o crescimento econômico com geração de empregos e qualificação da mão de obra”, afirmou o deputado. Barros também reforçou seu compromisso com a aprovação do Redata, por meio da Medida Provisória 1.318/2025 e do Projeto de Lei 2.338/2023, instrumentos considerados essenciais para que Maringá e outras regiões do Brasil avancem no setor de tecnologia da informação.
O parlamentar destacou ainda que a Prefeitura de Maringá, sob a gestão do prefeito Silvio Barros, adquiriu uma área de dois milhões de metros quadrados e, em parceria com a Copel, garantiu uma disponibilidade de 500 MB de energia para a Cidade pelos próximos seis anos. “Temos a infraestrutura necessária, as condições necessárias para implementar data centers. Além disso, Maringá conta com cerca de 60 mil alunos universitários presenciais, com muitos mestres e doutores atuando como docentes. Isso representa uma grande oportunidade para investimentos em tecnologia e inovação”, comentou Barros.
O seminário da Associação Brasileira de Data Center reuniu especialistas e autoridades para discutir o papel da inteligência artificial e dos centros de dados no desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
Da Redação
Foto – Reprodução
