
Albert Einstein dizia que não era tão inteligente assim, ele apenas ficava mais tempo na pergunta. Em minha carreira como escritor e palestrante, passei a vida me perguntando o que tinha que fazer, como tinha que pensar, para atingir o mercado onde outros palestrantes tinham notoriedade e escritores que eram bestsellers.
Engraçado que o hábito continua, após mais de cinco mil apresentações e quase quatro milhões de livros vendidos. Me parece que as respostas foram as perguntas e estas tiram qualquer um da zona de conforto e proporcionam o conforto dos resultados. Aqui a gente compreende qual é o verdadeiro jogo dos campeões, dos vencedores. É preciso fazer a pergunta certa para ter a resposta certa. Aqui você sai do “COMO” fazer e entra na grande esfera do “POR QUE” fazer. E fui aprendendo que para ser vencedor é ir melhorando um pouquinho cada dia. Se você melhorar 1% ao dia, no final de um ano, ou seja, depois de 365 dias você estará 37 vezes melhor. É como se fizesse uma aplicação financeira de 1 milhão de reais e no final de um ano tivesse 37 milhões de reais.
Quando me perguntam sobre o que fazer para ser o melhor vendedor do mundo ou mesmo um palestrante de sucesso, eu lembro a pessoa que todos aqueles que ganharam fama, notoriedade, com grandes resultados, não amanhecem cada dia dizendo que hoje serão os melhores do mundo. Seu objetivo diário, individualmente falando, é ser melhor do que foi ontem. Seu objetivo é mais específico. Entra em cena a palavra FOCO.
Sim, esse foco está concentrado no progresso diário e isso vai refinando as competências e o conhecimento. E, por esta resiliência, fui chegando naqueles 37 milhões, que no meu caso são traduzidos em 3,5 milhões de livros vendidos, 6 milhões de CDs vendidos da série Motivação e Sucesso e 5 mil palestras. E o melhor é que a vida continua com novas perguntas que oferecem novas respostas.
Passe da POSSIBILIDADE para a PROBABILIDADE. Muitas pessoas têm a ingenuidade das possibilidades das realizações, tipo ficar rico, aprender coisas novas, ter mais saúde… ora, essas possibilidades todos tem. Mas é preciso sair da possibilidade e caminhar para a probabilidade. É aqui que você deixa de ser alvo. O que falo para você aqui é isto: Seja SETA. Quer tudo isso? Então trabalhe com HÁBITOS para ir alcançando aos poucos. Veja a fruta cortada em diversos pedaços. Vai comer uma parte de cada vez. Quando você coloca na sua frente a probabilidade daquela meta acontecer, isso cria e implica FOCO e vai eliminando tudo aquilo que não é viável. Divida em tarefas menores, separe as mais difíceis das mais fáceis. Comece pelas mais fáceis e rápidas. Depois, melhore elas e repita esse processo até chegar nas mais difíceis. E as mais chatas e ruins de fazer, separe aquele dia que tiver mais motivação, mais energia.
Permita-se ser frágil, e não fraco. Aprenda a trabalhar com pressões. Neste contexto você melhora a sua performance. O ser humano é bom, mas quando é cobrado, fica melhor. Quanto mais pressão sofremos, mas aprendemos, melhor fica o nosso desempenho. Essa resiliência em nossa inteligência emocional faz a diferença porque ela nos dá a percepção da oportunidade e ressignificar sentimentos, desejos e necessidades.
Como se TORNAR IMBATÍVEL? Fácil de responder: Talento mais a soma de esforço. O esforço somente vence o talento quando este não se esforça. Então, se você tem talento e é esforçado, está construindo um caminho para ser imbatível..
Aqui você começou a trilhar o caminho das probabilidades, asfaltando a estrada para um mundo real. Começa a vida por aqui, tendo boas respostas porque as boas perguntas foram feitas.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
