
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) lançou uma nova estratégia para aumentar a segurança de pedestres em cruzamentos movimentados. Desde quinta-feira, a municipalidade está testando a instalação de barras de LED nas faixas de pedestres da travessa Júlio de Mesquita Filho, no cruzamento com a Avenida Brasil. Neste ano, em Maringá, oito pedestres morreram em decorrência de acidentes de trânsito.
A iniciativa visa utilizar a tecnologia para compensar um problema crescente nas vias urbanas: a distração causada pelo uso de telefones celulares. O dispositivo será expandido nas próximas semanas para a Travessa Guilherme de Almeida, também na Avenida Brasil.
O secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, detalhou o funcionamento do sistema. As barras de LED são sincronizadas com o semáforo de pedestres e iluminam a rampa de acesso à faixa com a cor exata do sinal. “Isso reforça a segurança e evita que pessoas distraídas possam passar na faixa quando o sinal estiver liberado para os veículos. Infelizmente, o uso de celular muitas vezes coloca as pessoas em risco e, com a barreira luminosa, a ideia é reforçar a atenção dos pedestres”.
Ao criar uma forte indicação visual no chão, a administração municipal espera que o alerta luminoso seja percebido mesmo por aqueles que não estão olhando diretamente para o semáforo. A tecnologia de LED serve, assim, como um alerta secundário e mais próximo ao campo de visão de pedestres desatentos, visando prevenir acidentes em um dos corredores mais importantes da Cidade. A Semob acompanhará os resultados desta fase experimental para avaliar a eficácia do sistema antes de considerar sua implantação em outras áreas críticas do município.
Da Redação
Foto – Reprodução
