
CONTORNO
Governador e prefeito assinam hoje, às 17h30, documento para a obra de modernização do Contorno Sul. A realização da obra já foi assinada anteriormente e como hoje o governador vem a Mandaguari para inaugurar viaduto, aproveita e cumpre agenda na Cidade.
FASE
A obra terá investimento estadual de R$ 450 milhões e contará com 17 viadutos, uma ponte, passarelas para pedestres e vias marginais para organizar os acessos urbanos e melhorar a fluidez do tráfego.
NÓ
Para desembaraçar melhor o tráfego na área mais crítica, a rotatória da BR-376, o projeto prevê um viaduto duplo e outras quatro estruturas adicionais. O objetivo é dar vazão mais fácil principalmente aos veículos grandes, carretas e caminhões.
LARGADA
O que não se fala sobre essa rodovia com a novidade de ter todo o piso em concreto, é o prazo de início das obras. Primeiro será contratado o projeto, depois a licitação. Tudo leva a crer que a construção comece em 2026, afinal, é ano de eleições.
JOGO PESADO
Icaraíma entrou na mira da polícia depois daquele quadruplo assassinato. A princípio como rota e esconderijos (em bunkers) de cigarros paraguaios. Mas a coisa ali é muito mais pesada, indicam as mais recentes investidas policiais.
FUZIS
Ontem, por exemplo, além de barcos, veículos, uma ação policial apreendeu 3.526 quilos de maconha. E prendeu o guardião da quadrilha, um jovem de 22 anos, uma pistola e quatro fuzis 7.62 novinhos. Ou seja, Icaraíma também tem tráfico de drogas e armas.
FEDERAÇÃO
A federação dos partidos União Brasil e PP dá para trás no Paraná. A conjugação política não levou em conta a existência de duas lideranças fortes e antagônicas de Maringá: o deputado federal Ricardo Barros e o senador Sérgio Moro.
DISPUTA
Ambos querem que seus partidos lancem candidaturas a governador. Ricardo quer Cida Borghetti, que já foi governadora, e o senador ele próprio. Cá entre nós: não haver debandada e prejuízo, uma boa negociação somaria Moro candidato ao governo, Maria Victória a vice e Cida Borghetti a senadora.
DIÁLOGO
Essa pode ser uma fórmula de acerto. Precisa ser mediada em nível nacional, já que os dois líderes regionais não se bicam. Outra observação: pela antiguidade (sétimo mandato) e capacidade enxadrística de articulação, creio que Barros não será prejudicado.
IMPORTÂNCIA
Importante neste momento é ver que pela primeira vez Maringá tem duas boas opções viáveis para disputar o Governo do Estado do Paraná. A Cidade Canção será protagonista da próxima disputa de governador.
DESACERTO
Segundo o deputado, tesoureiro nacional do Progressistas ao longo dos sete meses em que foi discutida a federação não houve qualquer avanço no diálogo entre o Progressistas e o União Brasil no Paraná: “Havia expectativa de entendimento, mas ele não aconteceu!”
OPÇÕES
Presidente do Progressistas no Paraná, a deputada estadual Maria Victória diz que o partido pretende candidatura própria com nomes ligados ao governador Ratinho Júnior. Cida Borghetti, Rafael Greca, ou com o presidente da Assembleia Alexandre Curi, até com Guto Silva.
E O PT
Enquanto isso, mais focado na eleição federal, o deputado Zeca Dirceu diz que seu partido, o PT, vai surpreender graças à atuação de suas lideranças regionais. Afirma que o eleitorado do Paraná surpreenderá e dará vitória ao presidente Lula.
OFENSIVO
É ofensivo ao juízo de qualquer pessoa aceitar como “inocente” a viagem ao Peru – para assistir jogo do Palmeiras – do ministro Dias Toffoli do STF em jatinho particular de advogado do caso banco Master. Ocorre que as investigações estão sob a supervisão desse ministro.
MAIS GENTE
Além de Toffoli, o jatinho levou mais 10 passageiros. Entre eles, outro que não deveria estar a bordo, o ex-secretário Nacional de Justiça Augusto Arruda Botelho, advogado de um dos diretores do Master, autor de recurso aceito por Toffoli, liberando acesso a todas as provas produzidas pela PF, consideradas de interesse do cliente.
