
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito de Maringá, Silvio Barros, assinaram ontem, 10, o convênio que permitirá a modernização do Contorno Sul, conhecido como Avenida Prefeito Sincler Sambatti. O projeto será financiado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, com investimento de R$ 450 milhões.
“Estou muito feliz em estar aqui hoje, porque nós estamos assinando um dos maiores convênios da história de Maringá, com uma obra que chega quase a meio bilhão de reais. O dinheiro do governo do Estado e repassado para a prefeitura numa parceria com o município”, disse governador Ratinho Junior.
O governador ainda ressaltou que será uma obra que mudará a cara da Cidade. “Uma obra que vai transformar a Cidade, uma obra de duplicação em concreto com durabilidade de décadas, além de vários viadutos e trincheiras que ajudarão a trazer segurança para quem usa o Contorno sul, mais eficiência em toda a região e automaticamente deixará a cidade mais bonita e com valorização imobiliária”.
O Contorno Sul é um eixo estratégico para o tráfego de cargas e para o deslocamento entre Maringá e municípios vizinhos, como Sarandi, Paiçandu e Marialva. O trecho registra congestionamentos diários, especialmente na rotatória de acesso à BR-376, além de acidentes frequentes envolvendo veículos pesados vindos do distrito industrial e de regiões como Campo Mourão e Cianorte.
O projeto prevê a duplicação completa em concreto do trecho entre a BR-376 e a PR-317, com construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e vias marginais, que vão organizar os acessos urbanos e melhorar a fluidez do tráfego. Na área mais crítica, a rotatória da BR-376, será implantado um viaduto duplo e mais quatro estruturas, permitindo a separação do tráfego de longa distância do trânsito local.
Ao longo de toda a extensão do Contorno Sul, que possui 11 quilômetros, a duplicação em concreto garante maior resistência e durabilidade em comparação ao asfalto tradicional. A obra contemplará a construção de 18 viadutos, passarelas e novos acessos, promovendo segurança e fluidez no trânsito.
O projeto, doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e acompanhado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Obras Públicas, foi anunciado pelo governador Ratinho Junior em fevereiro deste ano, após solicitação do prefeito Silvio Barros.
MANDAGUARI
O governador inaugurou também o novo viaduto da PR-444, em Mandaguari, que vai agilizar o fluxo de veículos no principal corredor de ligação entre Londrina e Maringá. O Governo do Estado investiu R$ 8,1 milhões na obra, que integra um pacote de melhorias na rodovia, que inclui ainda a construção de um segundo viaduto e de uma trincheira.
Localizado no km 34, o Viaduto João Lopes tem 420 metros de extensão e busca melhorar a fluidez do tráfego, diminuir o número de acidentes e integrar o parque industrial e a zona urbana da cidade. A interseção reduz pontos de conflito na rodovia, evitando cruzamentos perigosos para quem se desloca para o centro ou às áreas industriais de Mandaguari.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que a obra é resultado da união entre o Estado, o município e o setor produtivo, com foco principal na segurança viária.
Da Redação
Foto – Reprodução
