
NOVO CEMITÉRIO
O secretário municipal Vagner Mussio deu uma notícia há muito esperada pelos donos de pets em Maringá: a prefeitura vai fazer um cemitério para os bichinhos. Será no canto da quadra onde foi demolido o IML.
NECESSIDADE
Vai solucionar um problema sério: quando um pet morre toda a família, além de chorosa, desnorteada, não sabe o que fazer com o corpo. A solução é ligar para o 156 que a prefeitura recolha, ou contratar cremação.
COMPARATIVO
Não parece, mas um cemitério pet é complexo. Principalmente por que morrem muito mais cães e gatos que gente. Em Maringá, somente a prefeitura coletou no ano passado,3.497 pets; neste ano 3.261; também um ouriço e um tamanduá.
MAIS
Pessoas, o Cemitério Municipal sepulta, em média, entre 1.100 a 1.200 por ano. Já o Cemitério Parque, sem dados, bem menos que a metade disso. O volume de cremações também é pequeno em relação aos sepultamentos.
REGIONAL
Os pets coletados em Maringá são cremados em Arapongas. Informação de atendente de um sistema que atende Maringá, Marialva, Mandaguaçu, Paiçandu e Nova Esperança: as cargas semanais para cremação são mensuradas não por pet, mas por peso: cerca de 500 quilos a cada sete dias.
FALTANTES
Mais vereadores, mais faltas. Dos 23 vereadores, quatro faltaram à primeira sessão extraordinária de final de ano. Lemuel Salvando Vidas justifica com atestado médico; Ana Lúcia foi a evento em Campo Mourão, Diogo da Lotérica viajou com o prefeito para receber um prêmio da Band para Maringá.
ENVIADA
E a vereadora Akemi Nishimori foi representar a Câmara em um grande evento realizado em Brasília. Para a sessão extraordinária de hoje os quatro vereadores já estarão de volta, no plenário. Segundo fonte do Legislativo, mais sessões deverão ser convocadas para fechar o ano.
METANOL
Com relação a episódios que já começam a ser esquecidos, o Ministério da Saúde anunciou esta semana o encerramento da sala de situação, criada em outubro, para monitorar casos de intoxicação por metanol. O último caso confirmado foi registrado no último dia 26.
ESTABILIZOU
Segundo comunicado, “Com a redução expressiva de novos casos e óbitos, o ministério considera que um cenário de estabilidade epidemiológica está consolidado”. O que mudou em definitivo é que agora os Estados contam com estoque garantido de antídotos e maior capacidade de realizar diagnósticos.
CASOS
O levantamento geral mostra que os Estados mais afetados foram São Paulo (578 casos notificados; 50 confirmados); Pernambuco (109 casos notificados; oito confirmados); Paraná (seis confirmados); Mato Grosso (seis confirmados); Bahia (dois confirmados); e Rio Grande do Sul (um confirmado).
MORTES
Foram confirmados 22 óbitos por intoxicação por metanol. Dez em São Paulo; três no Paraná; cinco em Pernambuco; um na Bahia e três em Mato Grosso. Outros nove óbitos seguem em investigação (cinco em São Paulo, três em Pernambuco e um em Alagoas). Mais de 20 notificações de óbitos foram descartadas após análises.
FILARMÔNICA
Hoje tem Orquestra Filarmónica de Maringá no teatro do Colégio Marista. Avant première a partir das 19h30 e segundo fontes inseguras, será um corpo permanente composto por 40 músicos. Maringá já teve bandas, vi também orquestras, mas definharam sem explicações.
TRÁFICO
Policiais rodoviários suspeitaram de dois casais paraguaios que passavam de carro por Maringá e não deu outra: traficantes. Estavam a caminho de São Paulo levando 219 quilos de maconha, skank e haxixe.
COISA BONITA
Ótima iniciativa da vereadora Akemi Nishimori: alunos do Colégio Juscelino Kubitscheck – de 6 a 17 anos – tiveram consultas oftalmológicas gratuitas. Os que precisam ganharão óculos – inclusive poderão escolher as armações.
CASCAVEL AQUI
Coisa rara no fundo de um quintal no bairro Tarumã: trabalhador que roçava o terreno deu de cara com uma venenosa cascavel. O réptil com mais de um metro de comprimento já estava estrebuchando após atacar a hélice da roçadeira.
ESPERANDO
Depois da querela com o senador Sérgio Moro, licenciado da Assembleia Legislativa e com cargo de secretário de Estado, Rogério do Carmo não vai acompanhar o maringaense na campanha para governador. Aguarda a escolha do governador Ratinho Júnior.
OPÇÕES
Como faz todo político esperto, Ratinho dá linha aos candidatos à sua unção, secretário Guto Silva e presidente da Assembleia Alexandre Curi. Quem estiver melhor na opinião popular e com chances de ampliar o eleitorado será o apoiado.
ELE VOLTOU
Parece até aquela música antiga do Nelson Gonçalves: “…ele voltou!” Depois de 57 anos eis que o ex quase tudo Álvaro Dias retorna, na descendente, ao ninho antigo, o MDB velho de guerra.
USO E ABUSO
Álvaro Dias tem um grande currículo na política e na romaria por diferentes partidos e cargos. Começou com o MDB (1968–1980) e foi adiante: PMDB (1980–1991), PST (1991–1993), PP (1993–1995), PPB (1995), PSDB (1995–2001), PDT (2001–2003), PSDB (2003–2016), PV (2016–2017), PODE (2017–2025). E o recomeço tem assinatura de ficha partidária no restaurante de nome Cascatinha, em Curitiba.
