
A Prefeitura de Maringá enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei Complementar que prevê a criação de 158 novos cargos efetivos, ou seja, preenchidos por concurso público. O projeto foi aprovado na sessão extraordinária de ontem, 16.
Do total, 20 cargos são de nível fundamental, com destaque para a função de motorista, que passaria de 261 para 281 servidores. Já os 138 cargos de nível superior incluem acréscimos significativos para áreas ligadas à saúde e assistência social: 40 novos cargos de psicólogo, 20 de assistente social e 15 de nutricionista. Entre outros cargos a serem ampliados estão analistas municipais de contabilidade e direito, educadores sociais, fonoaudiólogos, profissionais de educação física, terapeutas ocupacionais e contadores.
Na mensagem enviada aos vereadores, a Prefeitura justifica a proposta afirmando que o objetivo é “adequar o quadro de pessoal às atuais demandas” da administração municipal. O texto também esclarece que o aumento de cargos não terá impacto financeiro imediato, já que as contratações ocorrerão de forma gradativa.
De acordo com o projeto, os cargos criados serão preenchidos ao longo da vigência do Plano Plurianual 2026-2029, conforme as necessidades do município e a disponibilidade orçamentária para custeio de pessoal.
Da Redação
Foto – Reprodução
