Início Destaques do Dia Prefeitura anuncia concessão de serviços do Parque do Ingá

Prefeitura anuncia concessão de serviços do Parque do Ingá

A Prefeitura de Maringá anunciou que o Parque do Ingá será objeto de um processo de concessão de serviços, com início previsto a partir de 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito Silvio Barros, que enfatizou que a medida não se trata de privatização, mas de uma estratégia para ampliar a atratividade turística e melhorar a oferta de serviços ao público.

De acordo com o prefeito, uma empresa será responsável pela administração de determinados serviços dentro do parque, como lanchonetes e atividades de lazer, que poderão ser pagos. No entanto, o acesso ao espaço continuará gratuito para a população. “Ninguém pagará para entrar no parque, mas terá muito mais coisas para fazer”, afirmou.

Silvio Barros informou ainda que o trâmite para a concessão já está em andamento e que a intenção da administração municipal é publicar o edital ainda até o final deste ano, acelerando o processo. “Nós pretendemos divulgar e publicar o edital ainda neste ano para que o Parque do Ingá seja transformado, de fato, em um atrativo turístico. Não é um processo de privatização, e sim de concessão de serviços”, comentou.

O anúncio ocorre em um momento de crescimento expressivo da visitação ao Parque do Ingá. Dados do livro de assinaturas da loja de souvenirs, preenchidos voluntariamente pelos visitantes, apontam um aumento significativo no alcance territorial do parque. O número de municípios de origem dos visitantes saltou de 190, em 2024, para 338 em 2025, representando um acréscimo de 148 cidades, ou 78% de crescimento.

A projeção internacional do parque também avançou de forma relevante. Neste ano, o Parque do Ingá recebeu visitantes de 25 países, contra apenas cinco no ano anterior, o que representa um aumento de 400% na presença estrangeira na unidade de conservação.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: