Início Destaques do Dia Maringá está entre os 100 maiores PIB do País

Maringá está entre os 100 maiores PIB do País

Em 2023, a economia do município movimentou R$ 27,8 bilhões

Segundo dados do estudo PIB dos Municípios 2022–2023, divulgado nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maringá ocupa a 53ª posição no ranking nacional do Produto Interno Bruto (PIB) e o quinto lugar no Paraná. Em 2023, a economia do município movimentou R$ 27,8 bilhões, consolidando a Cidade como uma das mais relevantes do Estado em geração de riqueza.

No cenário estadual, Maringá aparece atrás apenas de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais e Londrina. O levantamento também aponta que o Paraná possui oito municípios entre as 100 maiores economias do País, o melhor desempenho da Região Sul.

Outro destaque do estudo é a redução da desigualdade econômica no Estado. O Índice de Gini do PIB municipal caiu de 0,784 em 2019 para 0,762 em 2023, indicando uma distribuição mais equilibrada da riqueza entre os municípios paranaenses. Esse movimento acompanha o crescimento econômico mais amplo no território estadual, já que 353 municípios registraram aumento do PIB entre 2022 e 2023.

Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, os dados refletem uma política de desenvolvimento abrangente. “A desconcentração econômica é tratada de forma prioritária nas políticas do Estado. Isso fica evidente com programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, o Rota do Progresso e o Casa Fácil Paraná, além do esforço para levar indústrias para cidades menores. O Paraná está crescendo de maneira integrada, o que tem um peso muito grande para o futuro”, afirmou.

CONCENTRAM

O estudo mostra ainda que 25 municípios representaram 34,2% do Produto Interno Bruto (PIB). As três primeiras cidades no topo da lista estão São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O ranking ainda inclui 11 capitais, nove municípios paulistas, quatro fluminenses e um mineiro.

Das 30 cidades que mais perderam participação no PIB, sete tiveram perda relacionada à extração do petróleo, incluindo os cinco primeiros da lista: Maricá (RJ), Niterói (RJ), Saquarema (RJ), Ilhabela (SP) e Campos (RJ).  Nove municípios com a atividade principal de indústria de transformação também tiveram perda de participação no PIB.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: