
O Escritório de História da Nasa reacende um debate centenário ao creditar para os irmãos Orville e Wilbur Wright o pioneirismo do primeiro avião. Disseram que usando trilhos catapultaram um veículo com asas que ‘voou” vários metros, em dezembro de 1903, sem testemunhas.
AVIÃO
Enquanto os irmãos ianques ficaram na própria versão, em 1906, em Paris, o 14-bis de Santos Dumont decolou sem ser catapultado e seu voo foi testemunhado por centenas de pessoas e comissão oficial. E cá entre nós, jogado no ar até aviãozinho de papel voa!
FEMINICÍDIO
Um feminicídio choca Maringá. O criminoso, por ser guarda municipal, tinha também como função proteger a mulher ameaçada por homens. Ciumento, rejeitado, ele usou a arma funcional para matá-la com seis tiros.
TREINADO
Segundo o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, o GCM tinha treinamento e exames psicológicos, habilitando-o para portar arma. Usava arma da corporação legalmente, mesmo fora de serviço, para se proteger e também a outros cidadãos.
DETENÇÃO
O crime ocorreu fora do horário de serviço e os GCMs participaram, ao lado de policiais civis, da prisão do colega criminoso. Será o primeiro GCM expulso por crime. Outro detalhe: mesmo ameaçada, a vítima não procurou a polícia.
AGUENTA CORAÇÃO
Véspera de muita festa, aumentam os riscos e os casos de óbitos relacionados por problemas com o coração. Estudo do Ministério da Saúde: a cada 2 minutos uma pessoa morre no país devido a doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e insuficiência cardíaca.
COMUM
Explicando melhor: não parece, mas essas doenças são a principal causa de mortes no Brasil. Pior é que o quadro se agrava: foi levantado que dobraram nos últimos 15 anos, os casos de internação por infarto de pessoas com menos de 39 anos de idade.
CAUSAS
O atual estilo de vida intensifica riscos silenciosos. Sedentarismo, privação de sono e drogas estimulantes aceleram o surgimento de fatores de risco. Some-se o uso crescente de anabolizantes, além de cocaína e crack que tem aumentado muito os casos de infarto entre jovens.
SINAIS
Os sintomas mais frequentes são: dor no peito durante esforço ou estresse, falta de ar repentina, cansaço incomum ao realizar atividades rotineiras, náusea e suor frio, tontura ou desmaio, palpitações. Em jovens, os sintomas podem ser mais leves e confundidos com ansiedade, refluxo ou dor muscular.
HERANÇA
Grupos de maior risco, aqueles que têm histórico familiar de infarto precoce, fazem uso de anabolizantes, utilizam cocaína, crack ou estimulantes, fumam (cigarro ou vape), dormem pouco, consomem ultraprocessados com frequência, estão sedentários, utilizam anticoncepcional associado ao cigarro.
SEXOS
Os homens são naturalmente mais vulneráveis nas primeiras décadas de vida, enquanto as mulheres têm proteção hormonal temporária. Os homens buscam menos assistência médica e se expõem mais ao tabagismo. As mulheres multiplicam os riscos com o uso conjunto de cigarro e anticoncepcional, além da sobrecarga de tarefas, sedentarismo e estresse.
COISA FEIA
A comemoração do título do Corinthians emporcalhou a Avenida Tiradentes. Os torcedores deixaram a via pública cheia de garrafas de vidro e plásticos, muitos papéis e resíduos. O secretário Vagner Mussio considerou a comemoração válida; mas não foi limpa.
MACONHEIRAS
Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo mostra que o consumo de maconha mais que triplicou nos últimos anos entre as meninas a partir dos 14 anos de idade. Entre adolescentes, a proporção subiu de 2,1% para 7,9% e, entre adultas, de 3% para 10,6% entre 2012 e 2023.
CONSEQUÊNCIA
Com as manifestações públicas de autoridades, até facilitação de porte pelo STF, o uso da cannabis registrou alta nos últimos 12 meses analisados, passando de 2,8% para 6%. Foram entrevistadas 16.608 pessoas com mais de 14 anos em todo o País nos anos de 2022 e 2023.
BARBÁRIE 1
Domingo em Campo Mourão um bombeiro precisou arrombar a casa incendiada e lutar com um homem para salvar uma mulher que ele retinha dominada em um sofá em chamas. Depois os soldados voltaram para tirar o homem do local. Ambos estão internados. O homem vai responder por tentativa de feminicídio.
BARBÁRIE 2
Após discussão de trânsito, no início da tarde de ontem próximo ao HU, o condutor de uma moto precisou fugir, com a filha na garupa, de enfurecido motorista de um VW Polo. “Fechado” pelo carro ele virou à esquerda em um cruzamento, mas ao adiantar a moto para se livrar do perseguidor foi atingido por outro carro.
FUGA
Pai e filha estão hospitalizados. Ele, com ferimentos moderados, ela em estado grave. O motorista “brabão” causador do acidente, fugiu, não se sabe se com medo ou com satisfação. Mas o que é para ele chegará: a “fechada” e o acidente foram filmados com clareza. Questão de tempo até o toc toc de fardados na porta dele.
BARBÁRIE 3
Bombeiros e guardas de Sarandi foram acionados, domingo, para resgatar um pitbull adulto, amarrado no meio de uma mata nos fundos do Conjunto José Richa. Estava magro, com ferimentos, focinheira e atado a uma árvore. Alguém o deixou ali para morrer, mas agora está sob cuidados de veterinário. A polícia procura o dono.
FUNIL
O verão começou anteontem e as previsões são de muito calor e chuvas esparsas na nossa região. E para dar amostra de como está o tempo: domingo um funil de tornado com tempestade assustou na província paraguaia de Alto Paraná.
VENTOS
Na região entre as cidades de Santa Rita e Santa Rosa, a 60 km da fronteira com o Paraná, especialistas registraram ventos de 138 km/h e 177 km/h, capazes de provocar destelhamentos, queda de árvores e danos em estruturas mais frágeis.
