Início Colunistas A história da Coca-Cola

A história da Coca-Cola

Há mais ou menos um século, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, tinha dentre suas invenções uma tinta para cabelos, xarope para tosse e comprimidos para o fígado. Eles estavam trabalhando numa nova invenção: um xarope para dor de cabeça, mas não conseguia acertar a fórmula de jeito nenhum.

Em sua época, John Pemberton era um membro muito respeitado da comunidade médica do seu estado, mas seu talento era para a química médica, e não para a medicina convencional. Um dia ele foi aos fundos da farmácia e flagrou dois jovens funcionários misturando o xarope para dor de cabeça com água e bebendo líquido, pois, como explicaram, o gosto era bom. Em vez de ficar bravo com os funcionários por estarem matando o serviço durante o expediente, Pemberton preferiu ficar curioso a respeito da afirmação de ambos e experimentar o remédio. Nada mau, pensou. Depois resolveu acrescentar um pouco de água com gás para deixar a bebida efervescente. “Melhor ainda”, disse.

Ele viu potencial numa situação que teria sido frustrante ou até irritante para a maioria de nós. Pouco depois, o farmacêutico passou a vender a nova descoberta em seu balcão, chamando-a de Coca-Cola. Era o ano de 1886.

Dois anos depois, portanto 1888, John Pemberton estava doente, tinha um vício em morfina e não tinha mais capacidade para gerenciar o negócio que começava a crescer e precisava de dinheiro e também preocupado com o futuro de seu filho, para que pudesse herdar algo.Nesse momento, vendeu a fórmula da Coca-Cola, ainda como um tônico medicinal, para um farmacêutico de nome Asa Candler,  um homemcom grande visão de negócios, e este não somente comprou a fórmula e a patente da empresa, transformando no refrigerante Coca-Cola e um sucesso comercial com investimentos pesados em marketing e distribuição.

A verdade é que Pemberton vendeu a formula porque estava doente, a beira da morte – morreu no ano de 1888 mesmo –  e quase falido, tinha como sua maior motivação a necessidade do dinheiro a curto prazo e a luta pelo vício de morfina. Tentando apostar no futuro, ainda ficou com uma pequena parte da companhia com a esperança de que a bebida se tornasse uma “bebida nacional” e isso seria a herança para seu filho.

Candler, vendo um grande potencial na bebida e no mercado, fundou em 1892 a Coca-Cola Company e investiu pesadamente em publicidade, expandindo a distribuição, transformando-a num império. Investiu pesadamente em marketing, incluindo cupons para copos grátis e brindes promocionais e isso foi fundamental para o sucesso do negócio. Ele também inovou ao licenciar o xarope para engarrafadoras independentes, o que levou a marca a se tornar uma das bebidas mais populares dos Estados Unidos.

O que aprendemos com esta história? A ter ATITUDE e ficar de OLHOS bem abertos.. onde uns enxergam calamidade, nós vemos oportunidades. O otimismo é um estado de espírito. Não há dúvida de que o caminho que leva ao otimismo tem buracos, independente do cargo, da empresa ou da pessoa. É fácil ser otimista quando tudo está indo bem. Porém, as pessoas bem-sucedidas, mesmo em momentos difíceis, continuam otimistas e buscam o que há de melhor, apesar de todo stress e incertezas. O que importa não é se a SAFRA do ano passado foi boa ou ruim. A questão é como você construiu o sucesso ou o fracasso dela. O mundo que vivemos é de ESCOLHAS.

Resumindo a história da Coca-Cola e o Asa Candler.  Qual foi o sucesso? Comprou a fórmula e a transformou em uma empresa de sucesso. Qual foi a Estratégia de Marketing:  Investiu pesadamente em publicidade e marketing distribuindo cupons e brindes com a marca para farmacêuticos, o que ajudou a tornar a bebida amplamente conhecida. Como foi a expansão da distribuição?  Construiu fábricas de xarope em outras cidades e organizou a distribuição do refrigerante em todo o país. Visão para a Coca-Cola: Ajudou a popularizar a bebida, embora não tenha inicialmente percebido o potencial do engarrafamento portátil, que foi explorado por outros posteriormente. 

Por que uma história destas aqui? Para eu e você refletirmos sobre os nossos negócios, nossas careiras, trabalho e futuro.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: