Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

TRAGÉDIA

Com a correria, excessos de velocidade e de tráfego, desatenção, às vezes álcool, todo final de ano tem tragédia nas estradas do Paraná. A principal de 2025 foi com certeza a ocorrida na madrugada de ontem na PR-170, em Rolândia, que matou seis pessoas da mesma família.

FRONTAL

A família de Florestópolis voltava de férias no litoral. Por motivos ainda não esclarecidos, a Zafira que usavam bateu de frente com um caminhão carregado com pintinhos. Morreram o casal, três filhos (dois bebês) e um sobrinho adolescente. O motorista do caminhão está internado em estado grave.

INTERDIÇÕES

Para a realização do Show da Virada na Praça da Catedral, a partir das 8h de hoje até as 6h de quinta-feira o tráfego terá trechos interditados no centro da cidade. É recomendável transitar com atenção e obedecer à sinalização.

MEIA BOMBA

A última prospecção de opinião popular pela Paraná Pesquisa sobre o governo do presidente Lula preocupa. Para os oposicionistas não se explica como tem, ainda, tanta preferência; e pelo lado governista, a pesquisa é irreal, pois Lula estaria com tudo na opinião popular.

ANÁLISE

Analistas consideram que a desaprovação que segue à frente da aprovação não é favorável, nem completamente desfavorável. 50% de desaprovação, consideram, podem ser superados com a massiva campanha de divulgação que já começou e será maior em 2026.

FORÇA

E Lula tem a caneta na mão. Não está cheio porque as finanças governamentais vão mal, mas em ano de eleição a prioridade absoluta dele é construir castelos por mais que a estrutura seja de casebre. Lula tem a lábia de pregadores que mascaram seus verdadeiros interesses e objetivos.

PARADOXO

O atual governo é visto como ruim ou péssimo por uma parcela expressiva do eleitorado, mas a avaliação positiva permanece apertada. Ao mesmo tempo, uma análise cuidadosa não vislumbra um colapso porque o desgaste parece ter sido estancado. Deixa entrever que se investir na imagem vai crescer.

ANO

É nesse espaço que o governo constrói a estratégia para a eleição. Aposta forte que a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda vai funcionar e vai reverter tendência ao atrair a classe média hoje refratária ao Planalto. Acha que o impacto não será já, mas que surgirá próximo da eleição.

PREMISSA

Nessa ideia a estrutura de que possibilitar melhora concreta na vida das pessoas, traduzida em que o que vale é dinheiro no bolso, e que se dane o que se diz da má gestão econômica do atual governo. Isso é coisa para incomodar economistas e ricos lá do andar de cima!

CAMPANHA

Engajado na campanha presidencial do filho governador do Paraná, o apresentador Ratinho critica duramente o governo federal.

RESPOSTA

Por outro lado, ligados ao governo publicam que Ratinho infringe regras éticas e institucionais.

SEM CHANCE                 

Os bandidões e bandidinhos da região não aprendem, e quando começam a aprender já é tarde. Trocar tiros com equipes da PM é a última burrice que cometem. São forças especializadas e com armas específicas para confrontos.

ENFRENTAMENTO

O novo caso aconteceu com Marco Antônio Pereira da Silva, de 32 anos, vulgo “Catatau”, dono de histórico criminal que usava tornozeleira eletrônica. Em nova reação a tiros contra equipes da Rotam não conseguir fugir e foi a óbito no Conjunto Cidade Alta.

DESOCUPAÇÃO

Com ordem judicial a PM vai retirar invasores que há uma semana se apoderaram da Fazenda Santa Fé, no município de Xambrê. O Tribunal tomou decisão rápida por que a propriedade tem 2 mil cabeças de gado que precisam de cuidados.

INTERESSE

Invasores adoram invadir propriedades mais valiosas, próximas de cidade e com gado. Gostam também, é muito, de fazer churrasco com gado alheio. Os invasores se denominam como “integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) e do Movimento Terra e Alimento (MTA)”. Você já ouviu falar que existem esses “movimentos”?

COMPARTILHE: