
O ano de 2025 foi histórico para o Paraná no campo meteorológico, com registros de extremos de temperatura, tornados e volumes de chuva variados. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), quatro tornados foram classificados em diferentes cidades do Estado, enquanto algumas estações meteorológicas registraram as temperaturas mais altas e mais baixas de suas séries históricas. O volume anual de chuvas, no geral, ficou próximo da média, mas com diferenças significativas entre regiões.
Em Maringá, o ano terminou com chuva ligeiramente abaixo da média histórica, totalizando 1.371,4 mm, contra a média de 1.406,1 mm. As temperaturas também mostraram grande amplitude: a máxima registrada na Cidade foi de 36,4°C em 5 de outubro, enquanto a mínima chegou a 2,6°C em 24 de junho, evidenciando a oscilação climática do ano.
Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, “o inverno de 2025 foi marcado por massas de ar polar que provocaram geadas amplas em todo o Estado, enquanto a primavera trouxe tempestades intensas com formação de tornados, especialmente devido à fase negativa da Oscilação Antártica”. (Alexia Alves)
