Início Maringá Saúde registrou mais de 4 mil casos de dengue no ano passado

Saúde registrou mais de 4 mil casos de dengue no ano passado

Férias sem dengue orienta moradores a manterem suas casas limpas durante períodos em que fiquem fora

Dados da Secretaria de Saúde apontam que o município registrou uma redução significativa nos casos de dengue em 2025, com 4.400 casos confirmados, contra 22.500 casos em 2024, uma diminuição superior a 80%. As informações reforçam a importância da vigilância constante, especialmente no período chuvoso de janeiro.

Segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a principal preocupação é o mosquito Aedes aegypti, cuja fêmea deposita ovos em recipientes com água parada, mesmo que sejam objetos mínimos.

“Isso é um perigo, são mínimos objetos, mas que a fêmea assenta e, em contato com a água, acaba botando ovos e gerando novos mosquitos. Em janeiro, o risco é a chuva. A dengue mata, temos que ter vigilância permanente, os 365 dias do ano”, alertou Nardi.

Para intensificar a prevenção, o secretário também comentou sobre a campanha “Férias sem dengue”, que orienta moradores a manterem suas casas limpas durante períodos em que fiquem fora, pois uma semana fora é mais do que suficiente para completar o ciclo do Aedes contaminado, que pode gerar novos mosquitos em apenas cinco dias. A campanha recomenda tampagem de ralos, limpeza de calhas, esvaziamento de baldes e eliminação de qualquer recipiente que acumule água parada antes de viajar.

Além das ações de conscientização, a Cidade mantém o uso de ovitrampas impregnadas, que ajudam a monitorar a presença do mosquito, e a continuidade do trabalho de controle do vetor.

Na Regional de Maringá, foram 856.843 casos notificados, com 11.450 casos confirmados, reforçando a importância da manutenção das medidas preventivas.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: