
Maringá é o município que mais recebeu o Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR) desde a criação da premiação. De acordo com um ranking divulgado pelo próprio prêmio em sua página oficial no Instagram, a Cidade soma 27 reconhecimentos, ocupando o primeiro lugar entre os municípios paranaenses. Na sequência aparecem Ponta Grossa, com 21 prêmios, Cascavel, com 17, Curitiba, com 14, e Mandaguari, com 13.
Entre os projetos premiados em Maringá, a Câmara Municipal também se destaca, além da Prefeitura, que foi premiada em 2025 com os projetos “AudTech ITBI”, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e “Educação: Consumo Consciente na Infância”, do Procon Maringá,
O projeto mais recente da Câmara Municipal, premiado no ano passado, foi o “Legislar o Futuro, Cultivando Lideranças”. A iniciativa reúne uma série de ações permanentes voltadas à educação política e à formação cidadã, como os programas Vereador Mirim e Parlamento Jovem, Estágio-Conhecimento, visitas guiadas à Câmara, participação da comunidade nas sessões ordinárias e extraordinárias, cursos de capacitação para servidores, concurso de fotografias e feira de livros.
Criado em 2013 pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná, o Prêmio Gestor Público do Paraná tem como finalidade valorizar e incentivar boas práticas na gestão pública municipal. Desde a sua criação, 509 projetos já foram premiados em diferentes cidades do estado.
Anualmente, o PGP-PR define um tema específico para orientar as inscrições dos municípios participantes. Em 2025, o tema escolhido é “Transporte & Mobilidade Urbana – Mobilidade inteligente, bem-estar em movimento”, reforçando a importância de soluções inovadoras e sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Da Redação
Foto – Reprodução
