Início Maringá Saúde alerta para presença de morcegos no verão

Saúde alerta para presença de morcegos no verão

Com a elevação das temperaturas, cresce a presença de morcegos no Paraná, especialmente durante o período reprodutivo da espécie, o que aumenta o risco de acidentes. Embora o último caso autóctone de raiva humana no Estado tenha sido registrado em 1987, autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção.

Dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que, em 2025, 59 morcegos testaram positivo para raiva, número inferior aos 82 registros de 2024. Já entre herbívoros, como bovinos e equinos, foram 216 casos positivos em 2025, contra 203 no ano anterior.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, a raiva é uma doença grave e geralmente fatal. “É uma infecção transmitida de animais para humanos por meio da saliva e secreções de mamíferos infectados. A prevenção é fundamental”, afirmou.

A Sesa orienta que, em casos de mordidas, arranhões ou contato com animais, os ferimentos sejam lavados imediatamente com água e sabão e que a pessoa procure atendimento médico. No caso de morcegos, o simples contato pode ser suficiente para a transmissão, exigindo avaliação imediata em unidade de saúde.

A orientação é evitar contato com animais silvestres ou desconhecidos. Morcegos encontrados no chão, voando durante o dia ou dentro de residências não devem ser tocados e devem ser comunicados aos órgãos competentes.

Da Redação
Foto – Tatiane Dombroski

COMPARTILHE: