Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

MARCOU PRAZO

Última palavra de Ratinho Júnior para tentar acalmar o entorno e os bastidores do governo: o candidato que terá seu apoio para disputar o Palácio Iguaçu só será escolhido depois de consultar o vice, Darci Piana, prefeitos e sociedade civil!

COTADOS

Por enquanto os nomes presentes no caldeirão político são os do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, do vice Piana, dos secretários Beto Preto (Saúde), Rafael Greca (Desenvolvimento Sustentável) e Norberto Ortigara (Finanças).

EMERGENTES

Analistas abalizados que acompanham o Governo do Estado estão apostando suas fichas nos nomes de Beto Preto, que faz um excelente trabalho na área da saúde pública, e de Alexandre Curi pelo nome e estruturação política.

APOIOS

Logicamente o governador não vai abandonar os demais. Greca, que já ameaçou deixar o partido caso seja preterido, Piana e Ortigara, podem ter chance para disputar cadeiras no Senado, ou federal. Afinal, o apoio de Ratinho, cuja credibilidade pública está nas alturas, valerá ouro na eleição!

TAL QUAL

A pista emborrachada que circunda o Parque do Ingá representa bem a administração municipal anterior: anunciada com muito foguetório, cara, mal feita, inconclusa, cheia de defeitos e buracos.

JUSTIÇA

O destino da pista que tem algumas “armadilhas” para quem anda nela está nas mãos do Ministério Público. O MP quer a devolução do valor gasto, mais de R$ 4 milhões, para os cofres públicos.

CARAMUJO ANÉMICO

Outro retrato é a obra do Centro Esportivo da Vila Operária. Desmancharam a quadra de esportes e as pistas de bocha há mais de seis anos não foi concluída. A atual gestão promete concluir até maio.

TRAVOU

O Tribunal de Contas determinou a paralisação da obra de conclusão do Estádio Municipal de Sarandi. Motivos: classificação indevida da obra como emergencial, valor acima do teto máximo para ser enquadrada na modalidade de dispensa de licitação.

RECUO

A paralisação é um balde de água fria em grupos de esportistas que pretendem fortalecer o esporte amador. E também investir em uma equipe profissional para representar a cidade que tem um dos maiores índices de crescimento do Paraná.

PACOTÃO

O Tribunal aponta em pedido do Ministério Público de Contas do Paraná, que a obra do estádio foi incluída em um pacote de contratação de serviços de engenharia e arquitetura dividido em cinco lotes. Muitas obras juntas.

 VARIEDADE

O pacotão inclui outras construções importantes para a população de Sarandi. Serão feitos dois restaurantes populares nas regiões Norte e Sul, as sedes do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

DESATUALIZADA

Durante a estadia em Maringá nesta semana, para prestigiar o lançamento de editais sobre destinação de lixo e de terceirização de melhorias para a recepção de turistas no Parque do Ingá, ocorreu uma justa com a gafe de uma política local, novata, ao parabenizar o secretário de Estado Rafael Greca.

IMPOSSÍVEL

Estendeu inclusive elogios para a esposa de Greca, Margarita Sansone. Greca foi cavalheiresco ao agradecer e dizer que é bom que as pessoas se lembrem dela, mesmo não estando mais entre nós! Margarita Elizabeth Pericás Sansone de Macedo faleceu em 20 de agosto de 2024!

ALERTA

É estatístico: as agressões, a violência contra as mulheres aumenta 25% em dias de jogos. Parece que o futebol provoca e deixa muitos homens com os nervos à flor da pele e eles acabam “descontando” nas esposas, parceiras, namoradas!

ALERTANDO

Partindo desse percentual, é inteligente a iniciativa da Ordem dos Advogados do Paraná, que através da OAB Maringá promoverá, sábado uma manifestação de alerta em nossa cidade. Será dirigida principalmente para o público masculino, torcedor de futebol.

ESTÁDIO

Advogadas e advogados entrarão no gramado do Estádio Regional Willie Davids momentos antes do jogo pelo Campeonato Paranaense envolvendo das equipes do Maringá e do Azuris. Iniciativa denominada “Elas no Jogo”, vão mostrar uma faixa e falas sobre a campanha.

VIOLÊNCIA

Os índices de violência contra a mulher são alarmantes e cresceram em 2025, enquanto em 2024 1.459 mulheres foram vítimas de violência doméstica.  O Paraná registrou mais de 60 mil pedidos de medidas protetivas para mulheres no ano passado e a sociedade precisa mobilizar-se.

COMPARTILHE: