Início Destaques do Dia Parque Alfredo Nyffeler apresenta problemas de acessibilidade

Parque Alfredo Nyffeler apresenta problemas de acessibilidade

A falta de acessibilidade no Parque Alfredo Nyffeler, conhecido como Parque do Buracão, tem gerado dificuldades para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Recentemente, um cadeirante precisou ser carregado por outras pessoas para conseguir entrar no parque, devido à ausência de acesso adequado em um dos principais pontos de entrada.

O local conta com um portão sem escadas, que poderia facilitar o acesso de cadeirantes, no entanto, essa entrada alternativa fica distante da entrada principal, o que acaba limitando o uso. Além disso, desde setembro de 2024, uma guarita do parque permanece danificada após ser atingida por um carro, sem que os reparos tenham sido realizados até o momento.

Outro problema relatado por frequentadores é a infraestrutura interna do parque. Os banheiros estão localizados apenas nas proximidades da entrada principal, o que dificulta o acesso para quem está em outras áreas do espaço.

Alessandro Souza Alves, frequentador assíduo do local, comenta sobre a localização dos sanitários e aponta a dificuldade enfrentada pelos usuários. “Todos os banheiros ficam próximos à entrada principal. Ou seja, é preciso dar a volta no parque para conseguir encontrar um sanitário, o que é muito ruim”, afirma.

O piso do parque também apresenta trechos quebrados ou desnivelados, comprometendo a circulação de cadeiras de rodas e até mesmo de carrinhos de bebê, aumentando o risco de acidentes.

Segundo Rafael Ravaneli, frequentador do local, o piso é um grande problema. “Moro perto do parque e de vez em quando vou lá para caminhar, mas ele está totalmente desnivelado, não é confortável. Para uma pessoa cadeirante deve ser impossível”, comentou.

Em nota, a Prefeitura de Maringá informou que o município desenvolve projetos para a revitalização completa do Parque Alfredo Nyffeler. As propostas incluem a implantação de novo calçamento, adequações de acessibilidade, melhorias nos sanitários e outras intervenções estruturais. Segundo o Executivo, o projeto está em fase de aprovação junto ao Ministério do Turismo, etapa necessária para a liberação dos recursos.

Sobre a guarita danificada, a Prefeitura informou que a seguradora responsável pelo veículo envolvido no acidente irá arcar com os custos da manutenção.

Alexia Alves
Foto: RICTV

COMPARTILHE: