
Moradores do Conjunto Porto Seguro, em Maringá, próximo à divisa com o Centro Cívico, reclamam da falta de manutenção da Ponte Eustácio Georges Kotsifas, inaugurada em junho de 2024. Segundo relatos, desde a inauguração, o local recebeu apenas uma roçada, o que levou alguns moradores a realizarem a limpeza por conta própria.
Dhiogo de Paula, morador que passa de carro no local diariamente, comentou sobre a situação. “É um descuido que preocupa, principalmente porque a ponte tem muito movimento de carros e pedestres. A grama alta e os canteiros mal cuidados dão sensação de abandono e podem até atrapalhar a visibilidade na via”.
Em resposta às reclamações, a Prefeitura de Maringá informou que equipes iniciarão a roçada nos próximos dias, garantindo a manutenção dos canteiros da ponte e das vias de acesso.
A obra foi resultado de um convênio entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Maringá, com investimento de mais de R$ 4 milhões do Estado, além da contrapartida do município, que foi responsável pela licitação e execução da obra. A ponte possui duas estruturas de concreto paralelas, cada uma com duas faixas de tráfego em sentido único, passeio para pedestres, sinalização horizontal e vertical, barreiras de concreto e guarda-corpos.
A ligação conecta a Avenida Mário José de Faria Ferraz, na zona Sul de Maringá, à Avenida Nova São Paulo, em Sarandi, facilitando o tráfego entre os municípios.
Além da manutenção na ponte, a Prefeitura de Maringá intensificou os trabalhos de melhorias urbanas em diferentes regiões da Cidade durante o fim de semana. No sábado (17), equipes da Secretaria de Infraestrutura realizaram recapeamento asfáltico no cruzamento da Avenida Américo Belay com a Avenida Kakogawa, melhorando a segurança e as condições de tráfego para motoristas e moradores da região.
Ainda no sábado, outra equipe atuou na Avenida Carneiro Leão com pintura de sinalização viária. No domingo (18), foi realizado um mutirão de roçada no Contorno Sul, em ação integrada envolvendo Guarda Civil Municipal, Polícia Penal, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Defesa Civil. Ao todo, participaram 27 servidores da Limpeza Urbana e 55 pessoas do programa de ressocialização. O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, destacou: “As ações fazem parte do trabalho contínuo da Prefeitura de Maringá para manter a cidade mais limpa, segura e organizada, inclusive aos fins de semana, atendendo às demandas da população e garantindo a qualidade dos serviços públicos.”
Alexia Alves
Foto: Rede Massa
