Início Destaques do Dia Saúde promove campanha de conscientização sobre saúde mental

Saúde promove campanha de conscientização sobre saúde mental

A Secretaria de Saúde está promovendo a campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental, com o objetivo de estimular o cuidado com a saúde mental no início do ano, período marcado por reflexões, planos e mudanças de rotina.

Durante todo o mês, a rede municipal de saúde reforça orientações e ações voltadas à promoção do bem-estar emocional, integrando o tema às atividades já desenvolvidas nas UBSs e nos serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Luciano Amadei, o cuidado com a saúde mental é uma diretriz permanente do município. “Neste período, as ações são intensificadas por meio de atividades educativas, acolhimento qualificado e divulgação dos serviços disponíveis à população”, afirma.

Segundo Amadei, a atenção à saúde mental é essencial por impactar diretamente as relações sociais, o desempenho no trabalho e na escola, além da saúde física. “O sofrimento psíquico, quando não é acolhido adequadamente, pode se agravar e gerar consequências individuais, familiares e sociais. Falar sobre saúde mental ajuda a reduzir o estigma, amplia o acesso aos serviços e fortalece a prevenção. Procurar ajuda também é fundamental”, destaca.

A Secretaria de Saúde também orienta sobre práticas que contribuem para a promoção da saúde mental, como manter vínculos sociais, reservar momentos de lazer e descanso, adotar uma rotina equilibrada de sono e alimentação, praticar atividades físicas, expressar sentimentos e buscar apoio profissional quando necessário. Estratégias de autocuidado e o uso de práticas integrativas também são apontados como aliados do bem-estar emocional. Além das UBSs, a rede municipal conta com serviços especializados para o atendimento em saúde mental. O CAPS I atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes; o CAPS AD II é voltado ao cuidado de adultos com sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas; o CAPS II Canção atende pessoas com transtornos mentais graves; e o CAPS III oferece atendimento contínuo, com leitos de acolhimento de curta permanência. O município também dispõe de emergência psiquiátrica 24 horas no Hospital Municipal.

Da Redação
Foto: Reprodução

COMPARTILHE: