Início Destaques do Dia Demora em poda de árvores gera reclamações

Demora em poda de árvores gera reclamações

Segundo a moradora, o pedido para retirada da árvore foi realizado em 2016

A demora na poda de árvores mortas tem gerado preocupação entre moradores da Zona 02. Vera Maria Camargo Gonsales Galvão denuncia que uma árvore em frente à sua casa, solicitada à Prefeitura desde 2016, permanece sem manutenção e apresenta risco de queda. “Atualmente, ela está morta e, ao meu ver, pode causar transtornos tanto na minha casa quanto na vizinhança”, afirma.

A moradora tentou contratar uma empresa terceirizada para realizar o serviço, mas foi informada de que o credenciamento junto à Prefeitura ainda está em andamento.

Segundo Rose Kakuda, outra moradora do bairro, a questão das podas é um problema muito antigo. “Acredito que isso aconteça na cidade inteira, mas algumas árvores aqui estão podres. Toda chuva mais forte que dá, eu morro de medo de algum galho cair em cima da minha casa. Espero que o credenciamento das empresas resolva logo a situação”, comentou.

O problema não é isolado. No Conjunto Borba Gato, duas árvores caíram nos últimos cinco dias, enquanto três quedas foram registradas no domingo e sete outras ocorreram recentemente no distrito de Floriano.

De acordo com a Prefeitura, o serviço de poda e corte é realizado exclusivamente pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), com base em avaliação técnica de engenheiro florestal, que determina a prioridade das intervenções. As árvores derrubadas serão replantadas, e tanto a poda quanto o replantio seguem um cronograma específico.

Para ampliar as opções dos moradores, a Selurb iniciou em dezembro o credenciamento de empresas interessadas em prestar serviços de poda, corte, remoção com destoca e substituição de árvores. O aviso foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira, 2. Moradores com protocolo de árvores com laudo emitido pelo engenheiro florestal da Prefeitura e aguardando atendimento no Portal da Transparência poderão contratar diretamente empresas credenciadas e realizar o pagamento pelo serviço, enquanto o atendimento gratuito da Prefeitura continuará disponível.

“É uma opção extra para o maringaense, que terá a oportunidade de contratar, caso queira, o serviço. Por meio do credenciamento, vamos garantir que apenas empresas capacitadas estejam autorizadas a realizar este serviço”, destacou o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.

O credenciamento ainda está em andamento, e a lista de empresas autorizadas será divulgada no Portal da Transparência. A partir da publicação, o morador poderá fazer a solicitação formal via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), requisitando a autorização da Secretaria para contratar a empresa. Somente com essa autorização o serviço poderá ser realizado.

As empresas interessadas devem enviar documentação via SEI, utilizando o tipo processual “Limpeza Urbana: Apresentação de Documentos para Credenciamento de Serviços de Poda e Remoção”. É proibido credenciar empresas com contrato vigente com o município. Após análise, as selecionadas serão convocadas a apresentar veículos, equipamentos e EPIs essenciais para o serviço.

As empresas credenciadas deverão identificar visivelmente todos os veículos, aplicar corretamente os EPIs, fornecer uniformes padronizados, sinalizar os locais de trabalho e fornecer nota fiscal e comprovantes ao morador. Em caso de remoção, será obrigatório o plantio de mudas quando indicado em laudo técnico da Selurb. O descumprimento das normas pode gerar multas que variam de R$ 500 a R$ 10 mil, dependendo da gravidade da infração.

Em nota, a Prefeitura afirmou que o credenciamento de empresas interessadas em prestar serviços de arborização é contínuo/permanente. Duas empresas já se apresentaram e estão finalizando o processo de credenciamento. Quando o processo de credenciamento for finalizado e as empresas forem homologadas, haverá divulgação dessas empresas e os contribuintes poderão contratá-las.

Alexia Alves
Foto – Vera Galvão

COMPARTILHE: