
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, participou ontem, 03, da sessão que marcou o início das atividades legislativas da Câmara de Vereadores em 2026. Durante o pronunciamento, o chefe do Executivo reforçou a importância do respeito institucional e também comentou sobre uma alteração de Lei que pretende mandar à Casa, que o desobriga de solicitar autorização legislativa para viagens de curta duração.
Em sua fala, o prefeito destacou o papel fundamental do Legislativo no processo democrático. “O poder Legislativo tem a última palavra. Temos uma democracia consolidada. Tudo o que propusermos será analisado aqui e os vereadores têm autonomia para prorrogar, discutir e aprimorar os projetos”, afirmou Silvio Barros.
O prefeito ressaltou ainda que a gestão municipal mantém o compromisso com a população e colocou a estrutura da Prefeitura à disposição dos parlamentares. Segundo ele, a intenção é fortalecer o diálogo e garantir que as demandas da Câmara sejam atendidas com foco no interesse coletivo.
“Queremos manter um diálogo permanente. Vamos continuar fazendo um grande esforço para que todos os secretários atendam às demandas dos vereadores, sempre priorizando o interesse coletivo”, disse. Silvio Barros também agradeceu ao vereador Luiz Neto, líder do governo, pelo comprometimento com o município e pela contribuição na identificação de projetos estratégicos.
Ao final do discurso, o prefeito fez uma reflexão sobre o papel da política e a forma como ela é percebida pela sociedade. “Nosso desafio é trabalhar para que as pessoas enxerguem a política como algo positivo e feito para elas, não para nós. Em alguns momentos não seremos compreendidos, mas estamos conscientes de que tomamos a decisão correta, que beneficiará a população a longo prazo”, pontuou.
A presidente da Câmara, vereadora Majô Capdeboscq, também se manifestou durante a sessão e destacou a importância da independência e da harmonia entre os poderes. “Entendemos e valorizamos a independência do Executivo. Estamos aqui para servir a comunidade de Maringá”, afirmou.
A solenidade contou ainda com a presença da vice-prefeita Sandra Jacovós, da primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, além de secretários municipais. A sessão marcou a participação dos 23 vereadores que compõem o Legislativo maringaense.
VIAGENS
Em coletiva de imprensa, o prefeito comentou sobre sua agenda legislativa de 2026, que deve incluir propostas relevantes e, em alguns casos, de caráter polêmico, mas sempre com foco no interesse público. “Serão encaminhados muitos projetos importantes, alguns polêmicos, mas sempre pensando primeiro na população”, afirmou.
Ainda, o prefeito citou a intenção de propor uma alteração na Lei Orgânica do Município relacionada às autorizações para viagens oficiais. Segundo ele, a proposta tem como objetivo desobrigar o chefe do Executivo de solicitar autorização legislativa para viagens de curta duração. “Uma das mudanças que pretendo encaminhar é na Lei Orgânica do Município, para que os vereadores não precisem votar a aprovação das minhas viagens. Isso acaba gerando desgaste para o Legislativo”, declarou.
Barros explicou que a medida já foi adotada em outras cidades e que a autorização deixaria de ser exigida até um determinado período de ausência do município. “Até um certo número de dias fora, o prefeito não precisaria de aprovação da Câmara. Acredito que isso facilita o trabalho dos vereadores e também a rotina da administração municipal”, disse.
O parlamentar ressaltou que a proposta será submetida à análise dos parlamentares e que a decisão caberá ao Legislativo. “Vamos ver como os vereadores irão interpretar essa sugestão”, concluiu.
Alexia Alves
Foto – Marquinhos Oliveira
