Início Destaques do Dia Maringá inicia ano letivo de 2026 com mais de 38 mil alunos

Maringá inicia ano letivo de 2026 com mais de 38 mil alunos

As unidades escolares foram preparadas para receber estudantes

Maringá começou ontem, 05, o ano letivo de 2026 com mais de 38 mil alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em 117 unidades, sendo 64 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 53 escolas municipais.

Segundo a Secretária de Educação (Seduc), Adriana Palmieri, todas as crianças que já estavam matriculadas em 2025 tiveram suas vagas garantidas para este ano. Eventuais problemas relatados por pais estariam relacionados a pedidos de transferência entre unidades, e não à falta de vagas.

“As crianças que estavam na rede municipal têm as matrículas consolidadas. O que ocorre são transferências: mudança de escola ou de bairro. A garantia da vaga está assegurada”, afirmou Palmieri.

Apesar da afirmação da secretaria, dados da Central de Vagas da Seduc, mostram que 192 crianças de 0 a 3 anos aguardam matrícula em 39 dos 64 CMEIs. O CMEI Pioneira Tereza Martins Fernandes, no Distrito Industrial 2, lidera a fila com 22 crianças, seguido pelo Dona Guilhermina Cunha Coelho, na Avenida Guaiapó, com 18 crianças.

Para atender essa demanda, a Seduc realizou um chamamento de pais e prevê a compra de vagas na rede privada para crianças que ainda precisem ingressar na rede, incluindo alunos de outros municípios. A Prefeitura comentou que o município tem, por meio do Compra de Vagas, vagas em instituições privadas conveniadas para atendimento de crianças de 0 a 3 anos.

“As crianças de 0 a 3 anos, que não têm matrícula obrigatória, estão sendo chamadas para acelerar o processo. Se novos alunos chegarem ao longo do ano, vamos conseguir administrar essas vagas”, explicou a secretária.

UNIFORMES

O retorno às aulas contou com recepções especiais em diversas unidades. No CMEI Winifred Ethel Netto, no Conjunto Odwaldo Bueno, os alunos foram recebidos com tapete vermelho, balões e personagens. Pais participaram colocando mensagens de boas-vindas nos murais das unidades.

A entrega dos kits escolares começou na semana passada, e os uniformes de verão serão distribuídos a partir desta semana. O cronograma prevê a entrega integral até o final de fevereiro. Os uniformes de inverno terão cronograma separado.

“Os kits já estão nas unidades, e a entrega dos uniformes começa na próxima semana. Toda a logística está organizada para atender todos os alunos”, destacou Adriana Palmieri.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: