
Maringá começou ontem, 05, o ano letivo de 2026 com mais de 38 mil alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em 117 unidades, sendo 64 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 53 escolas municipais.
Segundo a Secretária de Educação (Seduc), Adriana Palmieri, todas as crianças que já estavam matriculadas em 2025 tiveram suas vagas garantidas para este ano. Eventuais problemas relatados por pais estariam relacionados a pedidos de transferência entre unidades, e não à falta de vagas.
“As crianças que estavam na rede municipal têm as matrículas consolidadas. O que ocorre são transferências: mudança de escola ou de bairro. A garantia da vaga está assegurada”, afirmou Palmieri.
Apesar da afirmação da secretaria, dados da Central de Vagas da Seduc, mostram que 192 crianças de 0 a 3 anos aguardam matrícula em 39 dos 64 CMEIs. O CMEI Pioneira Tereza Martins Fernandes, no Distrito Industrial 2, lidera a fila com 22 crianças, seguido pelo Dona Guilhermina Cunha Coelho, na Avenida Guaiapó, com 18 crianças.
Para atender essa demanda, a Seduc realizou um chamamento de pais e prevê a compra de vagas na rede privada para crianças que ainda precisem ingressar na rede, incluindo alunos de outros municípios. A Prefeitura comentou que o município tem, por meio do Compra de Vagas, vagas em instituições privadas conveniadas para atendimento de crianças de 0 a 3 anos.
“As crianças de 0 a 3 anos, que não têm matrícula obrigatória, estão sendo chamadas para acelerar o processo. Se novos alunos chegarem ao longo do ano, vamos conseguir administrar essas vagas”, explicou a secretária.
UNIFORMES
O retorno às aulas contou com recepções especiais em diversas unidades. No CMEI Winifred Ethel Netto, no Conjunto Odwaldo Bueno, os alunos foram recebidos com tapete vermelho, balões e personagens. Pais participaram colocando mensagens de boas-vindas nos murais das unidades.
A entrega dos kits escolares começou na semana passada, e os uniformes de verão serão distribuídos a partir desta semana. O cronograma prevê a entrega integral até o final de fevereiro. Os uniformes de inverno terão cronograma separado.
“Os kits já estão nas unidades, e a entrega dos uniformes começa na próxima semana. Toda a logística está organizada para atender todos os alunos”, destacou Adriana Palmieri.
Alexia Alves
Foto – Reprodução
