Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

QUEM DIRIA!

O dito de que em política tudo é possível a gente redescobre sempre. Lembram da composição de Lula com Geraldo Alckmin? Inimigos com mútuas e graves acusações, juntos eles governam – muito mal – o Brasil.

NA FEIRA

Não por condições semelhantes, mas antigo e sabido é o distanciamento entre Sérgio Moro e Ricardo Barros. Não se bicavam, sempre em polos opostos, até estarem lado a lado na Expovel.

COM RESERVAS

Assessores que estiveram na feira afirmam que Moro e Ricardo conversaram reservadamente. Nada vazou. Paira no ar que deverão reunir depois do Carnaval para aparar arestas.

ARTICULAÇÃO

Como Moro é cabeça em todas as pesquisas de intenção de voto para governador e Ricardo é articulador sempre com um nome para vice, a aproximação pode ocorrer. Para Maringá é bom, ambos são maringaenses.

MAU NEGÓCIO

Um jovem de 19 anos foi preso, ontem, quando roubava uma motocicleta do depósito de veículos apreendidos da Polícia Civil em Maringá. Aconteceu em um barracão na Avenida Paranavaí.

TIRO

Ao tentar fugir, o jovem foi baleado pelo vigilante do depósito, capturado e medicado do ferimento sem gravidade. Um cúmplice foi apreendido e outro fugiu. Ambos são menores de idade, protegidos pela lei.

REPETECO

Maringá tem histórico de furtos de veículos apreendidos em depósitos policiais. Principalmente de peças e de motocicletas. Já aconteceram casos inclusive no depósito da 13ª. Ciretran.

CONFORTÁVEL

Levantamento do Instituto Futura/Apex aponta que o nome do governador Ratinho Júnior só cresce nas prospecções de cunho eleitoral. Esse, por exemplo, diz que ele venceria o presidente Lula em um eventual segundo turno.

FORMA

A revelação saiu do modo de pesquisa com cenário estimulado: Ratinho alcançou 45,2% dos votos válidos, enquanto o petista registrou 42,1%.

OPÇÃO

De acordo com o estudo, 30,6% dos entrevistados consideram Ratinho Júnior a principal opção da legenda para enfrentar Lula na corrida eleitoral deste ano. E ele tem muito espaço para crescer, visitando outros Estados e constituindo novas alianças.

POLARIZAÇÁO

Esses 30% coincidem com o percentual de eleitores que estão cansados da “eterna” polarização Lula-Bolsonaro. O pessoal dos dois lados precisa nos dar um alivio. O que queremos ver e ouvir é equilíbrio, seriedade, vergonha na cara e propostas factíveis e éticas para melhorar o país.

NOSSO BIDEN

As redes sociais se divertem com a divulgação de mais uma mostra de confusão mental do nosso presidente da República. Segunda-feira Lula (80 anos) deu uma de Joe Biden (83) ao chamar Janja de Marisa Letícia.

FINADA

A relembrada inopinadamente faleceu em 2017. A escorregada mental aconteceu durante um discurso em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, e foi mais um para a coleção de memes sobre Lula.

FLUXO LIVRE

O deputado Delegado Jacovós foi o pioneiro regional em criticar o sistema free flow que as concessionárias de pedágio pretendem implantar nas estradas do Paraná. Diz que esses portais fotográficos vão causar justas “chuvas” de reclamações.

CARONA

Como a ação de Jacovós teve ecos positivos, outros deputados também estão entrando nessa briga. Eles querem que as concessionárias operem como antes, através de praças de cobrança de pedágio.

CONFLITO

O assunto vai render manchetes no próximo dia 24, em uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Convocada pela Comissão de Obras, Transportes e Comunicação, ela vai discutir o sistema de cobrança. As concessionárias foram convocadas.

BRIGUEIRO

Deputados garantem que já foram até ao ministro Renan Filho, dos Transportes, para vetar esse tipo de cobrança automatizada. A maior indignação regional cita prejuízos nos trechos entre Marialva e Mandaguari, Presidente Castelo Branco e Mandaguaçu.

PREVENÇÃO

A Anvisa aprovou nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9, utilizada contra o HPV. Ela passa a valer também para a prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço associados ao HPV.

PRAZO

A nova indicação foi aprovada para crianças, homens e mulheres de 9 a 45 anos. A orientação é de que a imunização seja feita antes do início da vida sexual, já que o HPV é transmitido por meio de relações sexuais.

COMPARTILHE: