Início Maringá Maringá já registrou mais de 400 protocolos de denúncia contra maus tratos...

Maringá já registrou mais de 400 protocolos de denúncia contra maus tratos a animais

O projeto oferece vacinação gratuita antirrábica para cães sem raça definida

De acordo com dados da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea), responsável pelo resgate, fiscalização e encaminhamento dos animais para adoção, Maringá registrou 3.463 denúncias de maus-tratos e abandono de animais em 2025. Em 2026, até 11 de fevereiro, já foram formalizados 422 protocolos.

O serviço atende principalmente animais em situação de rua ou vulnerabilidade que precisem de atendimento veterinário. Para denunciar casos de maus-tratos, a população deve acionar o telefone 156, que gera um protocolo para acompanhamento da ocorrência. Também é possível registrar denúncias pelo aplicativo da Ouvidoria ou pelo site da Prefeitura.

Após o chamado, uma equipe técnica avalia o local e, se necessário, recolhe o animal para tratamento e recuperação. Depois disso, ele pode ser encaminhado a um lar temporário ou participar das feiras de adoção promovidas pelo município. Em situações em que não haja risco imediato, os fiscais orientam o responsável sobre os cuidados necessários.

AÇÕES

A Prefeitura de Maringá promove, nas próximas semanas ações voltadas à saúde e ao bem-estar animal: a vacinação antirrábica gratuita por meio do projeto Imuniza Pet e a realização do mutirão de castrações do programa Castra+Paraná 2.

Coordenado pela secretaria, o projeto tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças graves, protegendo não apenas os animais, mas também a saúde pública.

Segundo o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Wlademir Garbúggio, a vacinação é essencial para evitar doenças contagiosas e potencialmente fatais. “A vacinação é fundamental para evitar doenças graves, muitas delas contagiosas e que podem colocar em risco não só os pets, mas também a saúde pública”, destaca.

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, Maringá recebe o programa Castra+Paraná 2, que realizará cerca de mil castrações gratuitas de cães e gatos. A estrutura será montada na Avenida Morangueira, 1505, no estacionamento do Supermercado Amigão.

Idealizado pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola e viabilizado por meio de emendas parlamentares, o projeto conta com dois ônibus totalmente equipados para a realização das cirurgias. Além do procedimento feito por especialistas, o serviço inclui microchipagem, roupa cirúrgica, cone de proteção e medicação para o pós-operatório, sem custo para o tutor.

De acordo com o parlamentar, a castração é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao abandono e aos maus-tratos. “A castração evita a procriação descontrolada. Isso reduz diretamente o abandono de cães e gatos nas ruas. Além de prevenir doenças graves como tumores, garantimos que o animal tenha uma vida mais longa e saudável. É uma política pública de bem-estar animal que estamos levando para todo o Paraná”, afirma.

Para participar do mutirão, o tutor deve registrar o pet no site SinPatinhas, do governo federal, para emitir o RG do animal, e realizar o agendamento pelo site oficial do programa. No dia da cirurgia, o animal deve estar em jejum de oito horas, e o responsável precisa permanecer no local durante o procedimento, que dura cerca de duas horas.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: