Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

CENSURA

Ministra de Lula, Gleisi Hoffmann verbalizou censura ao posicionamento de um dos órgãos de imprensa mais importantes do Brasil, a Folha de São Paulo, na discussão da escala 6×1 com redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

TROCA

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais acusa a Folha de trocar o debate real por uma “manchete aterrorizante”. Diz que a disputa pública virou “36 horas” porque isso rende choque, medo, clique e manchetes.

CUSTO

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada estimam que na transição de 44 para 40 horas, o custo médio do trabalho celetista subiria 7,84%. Mas argumenta que quando se considera o peso da folha no custo total setorial, o impacto tende a ser reduzido em parte relevante da economia.

DISCUSSÃO

Nas áreas da indústria e comércio, grandes geradores de vagas de empregos, a estimativa fica abaixo de 1% do custo operacional total. Isso indicaria espaço real de acomodação, mediante negociação e reorganização.

ACUSAÇÃO

A ministra também lembra que “quase toda conquista trabalhista” é anunciada como um “fim do mundo” por quem defende o lucro acima da dignidade. E reduzir jornada e enterrar o 6×1 é fortalecer democracia no cotidiano, no relógio, no corpo e na mesa do trabalhador.

BERLINDA

Quem diria. O ex-governador Álvaro Dias regressa à disputa de uma cadeira no Senado como estrela maior do MDB do Paraná. O partido não vai lançar candidato a governador e Álvaro é visto como “já ganhou”.

ESTADUAIS

Na Assembleia Legislativa o MDB confia na reeleição dos deputados Anibelli Neto, Batatinha e Tercílio Turini. Eles mantêm boas bases eleitorais e dificilmente darão espaço para novatos.

FORTÃO

A propósito, quem também pulou na arena de disputa foi o ex-vice governador Orlando Pessuti. A princípio quer uma cadeira na Assembleia. Mas truca mais alto: se Álvaro refugar ele vai para senador.

VIAJANTE

O presidente Lula desembarcou na Índia nesta quarta-feira, onde Janja arremedou “à Índia fui em férias passear…”. É o primeiro país do giro de oito dias pela Ásia.

NEGOCIAÇÕES

Lula vai em busca de negociações sobre inteligência artificial, e vagos “negócios e acordos estratégicos”. Também tem visita programada para a Coréia do Sul, acompanhado de ministros e empresários amigos, escolhidos a dedo.

INICIANTE

Um homem foi encontrado e preso depois de assaltar uma farmácia na cidade de Toledo. A prisão foi possível porque ele deixou uma pequena pista no local do crime: ao tentar se passar por cliente, deixou o número do CPF para cadastro.

APROXIMAÇÃO

O presidente da Assembleia Alexandre Curi teve um longo e reservado papo com o governador Ratinho durante o Show Rural de Cascavel. A ciumeira já se espalha, principalmente secretários que disputam a unção preciosa do bem avaliado chefe.

CONVITES

Curi, que está ganhando título honorífico de cidadão de Foz do Iguaçu, inclusive vem sendo acossado para mudar de partido. Oferecem para “disputar o que quiser” como candidato representante da direita.

RESISTÊNCIA

Por situação semelhante, de resistência à mudança partidária, passa o líder do PSDB em Maringá e região, o empresário Evandro Unifamma. Vários partidos têm se reunido com ele, oferecendo oportunidade de disputar para estadual ou federal.

COMPANHEIROS

Democrático, centrado, Evandro tem respondido que não toma decisão política como essa sem consultar os que o acompanham desde o início: “Não posso avançar e deixar o grupo dos que confiam em nossos objetivos e princípios para trás!”

NÃO CEDE

Enquanto isso, o secretário das Cidades continua o trabalho regional para ser ungido candidato a governador de Ratinho Júnior. Guto Silva diz “eu não abro mão”, e que não aceita indicação de deputado ou senador.

CEDENDO

Enquanto isso, o folclórico e polêmico ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca insiste que poderá deixar o PSD na janela partidária. Mas já aceita, sem alarde, indicação para disputar o Senado ou a vice de Guto Silva.

COMPARTILHE: