Início Maringá Secretaria reforça ‘Operação Inverno’ com ampliação de abordagens

Secretaria reforça ‘Operação Inverno’ com ampliação de abordagens

Com o início do inverno neste domingo, 21, a Prefeitura de Maringá intensificou as ações da “Operação Inverno”, executada pela Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), com foco no acolhimento de pessoas em situação de rua e na redução dos impactos das baixas temperaturas.

O município orienta a população a acionar o serviço de atendimento social 24 horas pelo telefone (44) 99103-5661, disponível durante todo o ano, para informar casos de vulnerabilidade e auxiliar o trabalho das equipes de abordagem.

Entre sábado, 20, e domingo, 21, as equipes da SAS realizaram 66 abordagens, com atendimento a 64 pessoas em situação de rua, cinco encaminhamentos para o albergue municipal e a distribuição de 52 cobertores.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas devem cair de forma mais acentuada nos próximos dias em Maringá, com mínimas próximas de 10°C a partir de hoje, 23. O cenário reforça a necessidade de intensificação das ações de acolhimento.

O secretário de Assistência Social, Leandro Bravin, destaca que o frio aumenta os riscos para a população em situação de rua e que a participação da comunidade é fundamental para ampliar o alcance das equipes. Segundo ele, identificar e acionar os serviços pode garantir atendimento mais rápido e proteção imediata.

As abordagens sociais são realizadas ao longo de todo o ano pelas equipes do Centro Pop, mas ganham reforço no período mais frio. Durante a “Operação Inverno”, o trabalho ocorre principalmente entre 20h e 2h, podendo ser estendido conforme a necessidade, especialmente quando as temperaturas atingem 13°C ou menos.

Para as pessoas que aceitam o acolhimento, são oferecidos abrigo, alimentação, roupas limpas e encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial, incluindo saúde, comunidades terapêuticas, qualificação profissional e vagas de emprego. Atualmente, o município conta com 87 vagas de acolhimento disponíveis.

Além das ações de atendimento, a SAS mantém a campanha “Aquecendo Vidas”, que arrecada roupas, agasalhos, cobertores e calçados em bom estado para distribuição a pessoas em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas até o dia 30 de junho em diferentes pontos da cidade.

Entre os locais de arrecadação estão a sede da SAS, o Centro Pop, supermercados, instituições de ensino e centros comerciais. Os itens arrecadados serão destinados aos serviços socioassistenciais do município, com o objetivo de amenizar os efeitos do inverno e garantir mais dignidade à população atendida.

Da Redação
Foto – PMM

COMPARTILHE: