Maringá tem, atualmente, 20 complexos de esporte e lazer “Meu Campinho” que são frequentados por muitas pessoas. Porém, a maioria dos frequentadores é homem, as mulheres não estão conseguindo usufruir com facilidade as estruturas e, para treinar, muitas vezes alugam campos particulares. Mas tudo isso vai mudar, porque todas as quartas-feiras, as unidades serão de uso exclusivamente feminino.
A aprovação foi feita pelos vereadores de Maringá. Com 14 votos favoráveis, o projeto de autoria da vereadora Ana Lúcia Rodrigues foi aprovado. Dirigentes esportivos e mulheres que praticam o esporte procuraram a parlamentar com essa reclamação. Nas redes sociais houve grande movimentação de mulheres desportistas manifestando a favor dessa exclusividade. Na Câmara, apenas o vereador Rafael Roza (Pros) não aprovou a ideia.
“Não tem uma regulamentação para usar o campinho. É uma concepção que eu inclusive considero muito positiva, que seria a própria comunidade se apropriando daquele espaço, ela própria regulando, ela própria utilizando, permitindo que todos os interessados usem. Mas, infelizmente, o que a gente tem visto é que isto não está acontecendo. Não seria necessário uma lei para definir como um dia prioritário para as mulheres usarem o campinho. Todavia, isso é preciso para criar uma cultura nova, educar realmente as pessoas, no sentido de que elas próprias têm que gerir esse espaço mas que não pode ter dono”, explicou Ana Lúcia em entrevista para o site GMC Online.
A vereadora destacou que o primeiro objetivo é dar visibilidade ao futebol feminino para que o Poder Público construa programa de uso com várias atividades nas quartas-feiras. Intenção é criar uma cultura e reverter todo histórico de preconceito e desvalorização que as mulheres passam nessa área.
TORNEIO
A prova de que as mulheres estão cada vez mais engajadas no esporte, em especial, no futsal, é que o Torneio de Futsal Feminino da Prefeitura de Maringá recebeu 160 inscrições. O evento, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a Secretaria de Esportes, vai acontecer no próximo final de semana, dias 22, 23 e 24, no ginásio do Parque do Japão. Ao todo serão 16 times com 10 participantes cada.
Os jogos serão abertos ao público, com uso obrigatório de máscara e distanciamento. Cada equipe doará uma caixa de leite que será revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa, para a conscientização da importância do esporte e do exercício físico na prevenção do câncer de mama. No dia 22 os jogos serão das 19 às 22 horas; no dia 23, entre oito e 19 horas; e 24 das oito às 12 horas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução