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Não é a primeira impressão a que fica, é a última

Não acredite em mim. Pense em sua própria vida, e você verá que aquela frase marreta afirmando que “a primeira impressão é a que fica” está completamente equivocada e falsa. Não é a primeira impressão que fica, jamais. É a última. Sempre.

Isso acontece porque todos nós mudamos um pouco  todos os dias, e nossa memória funciona colocando novas imagens e experiências em cima das imagens e experiências do passado – até quando se trata da mesma pessoa ou empresa.

Para ser franco, você já é diferente daquela pessoa que leu minha coluna da semana passada, mesmo que seja uma diferença pequena.

Essa mudança, torna a sua “última versão” diferente da penúltima, assim como um carro do ano é diferente do mesmo modelo de carro, na versão do ano passado.

Naturalmente, se a primeira impressão tiver sido horrível, serão necessárias várias últimas impressões boas para “cobrir” a primeira imagem, até que ela desapareça. Mas ela efetivamente desaparece.

E a prova disso é que empresas que tiveram desastres de imagem, continuaram em frente e hoje ninguém mais lembra das coisas ruins do passado. E assim vocês verão a nova versão, novo nome do Facebook que agora muda de nome para de certa forma, apagar coisas ruins de seu passado.

Se até mesmo tais desastres de imagem são esquecidos, você acha realmente que seu cliente, seus familiares ou seus amigos vão julgar você eternamente por causa do que aconteceu? Isso até será verdade, se você não causar boas impressões seguidas, consistentemente, que “suplantem” o que houve.

Talvez custe caro, em termos de tempo e recursos, mas tudo depende do tamanho do estrago e do seu interesse em corrigir sua imagem para aquela pessoa, ou grupo de pessoas.

Seu produto foi enviado com defeito para o cliente? Suplante esta última impressão péssima com uma nova última impressão excelente, reembolsando-o e dando atenção especial a ele.

Você gaguejou diante do amor da sua vida e fez tudo errado? Ora, se você fugir agora não terá chances de causar novas, e por que não dizer boas e novas
últimas impressões?



Lembre-se: a última impressão é a que fica. Seja um especialista em causar últimas impressões. Naturalmente, você terá que mudar mais rápido do que as outras pessoas, pois ao aceitar este conceito, você tentará melhorar todos os dias, até confundindo aqueles que estão parados na vida.

Outras pessoas e, por que não, também empresas ou marcas, se for este o caso, não entenderão como você pode ter mudado tão rápido. É que você, sabendo que a última impressão é a que fica, passará dia e noite pegando seu último erro e suplantando-o com um novo acerto.

Essa história de “primeira impressão” foi criada para os vendedores do “velho
oeste”
americano, que atravessavam o país de trens e diligências, visitando
cidade após cidade, para vender tônicos de qualidade duvidosa e produtos sérios, para os que se aventuravam pelos caminhos da “conquista do oeste”.

Para eles, a frase era meio verdadeira, pois só tinham chance de causar uma
boa impressão: a primeira
.
Porque depois disso, teriam que ir para a próxima cidade procurando novos clientes.

Só há um detalhe e convenhamos, para eles, a primeira era também a última! Por isso se concentravam em impactar seus clientes da melhor forma possível logo de cara, indo embora depois.

Para ser feliz, e, no caso de uma empresa, para crescer e se desenvolver, é necessário conseguir confiança repetidas vezes. Em relacionamentos pessoais, é necessário causar boas últimas impressões todos os dias, em inúmeros momentos diferentes.

Nenhum CASAMENTO duradouro consegue sobreviver se não for assim. Relacionamentos comerciais também. A primeira impressão é muito importante, mas um erro nessa impressão não invalida as próximas.

Tenha confiança e esqueça os erros do passado. Concentre-se nos acertos do
presente e nos resultados do futuro. E agradeça, porque seus erros são coisa do
passado e, como “não é a primeira impressão a que fica, mas sim a última”,
muita coisa boa ainda vai acontecer.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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