A segunda turma do programa Empreend+, realizado pela Prefeitura de Maringá em parceria com o Sebrae/PR foi apresentada na última terça-feira. O próximo bairro a ser atendido é o Jardim Borba Gato e redondezas. A apresentação é promovida para as lideranças locais que vão contribuir com a captação de interessados.
Desse modo, o programa oferece qualificações gratuitas para os moradores dos bairros. O público-alvo são as pessoas físicas e os aposentados que empreendem ou tem o desejo de empreender, seja por necessidade ou oportunidade, os microempreendedores individuais (MEI) formalizados e os empresários de micro e pequenas empresas.
A primeira turma foi realizada entre os dias 20 de março e 6 de abril na Vila Operária e região. Foram feitas capacitações, mentorias, autodiagnósticos acompanhados por consultorias e visitas técnicas.
A professora universitária Aline Rosa Marosti participou da primeira turma e decidiu se inscrever no Empreend+ para buscar mais ideias. Ela relata que não tinha conhecimento de empreendedorismo e precisava saber por onde começar. Após as capacitações, ganhou segurança, e agora, quer abrir um negócio digital de aulas particulares.
“Depois de muitos anos como professora eu me vi desempregada, sem saber o que fazer e tendo que dar um jeito na vida. Eu não sabia por onde começar e, em quatro dias de curso, aprendi demais. O instrutor trouxe muito conhecimento e adaptou o conteúdo às nossas necessidades. Agora, me sinto mais segura e motivada.”
Com o objetivo de levar conhecimentos e treinamentos para além da região central, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura – Espaço Empreendedor, buscou a parceria com o Sebrae/PR.
De acordo com a diretora do Espaço do Empreendedor, Cássia Mendonça, o Empreend+ é um programa que está fomentando o empreendedorismo nos bairros. “Quem vive mais distante do centro nem sempre tem a facilidade de buscar informação. Então, nós vamos até essas pessoas para ajudar na formalização e na busca por crédito.”
Para o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto, o Empreend+ Maringá é uma excelente oportunidade para que os empreendedores dos bairros, que buscam se desenvolver e fazer o próprio negócio alavancar, participem de capacitações e oficinas gratuitamente.
Desse modo, as qualificações são apropriadas às necessidades dos participantes, que podem receber consultorias, visitas técnicas e acompanhar oficinas com temas diversos, como finanças e marketing digital.
“O objetivo é aproximar as pessoas do bairro. Pode ser aquele morador que vende alguma coisa para os vizinhos, um aposentado que precisa complementar a renda e, claro, os MEI e os donos de microempresas. A iniciativa é para todos esses perfis”, diz a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Santini.
As pré-inscrições para a próxima turma do Empreend+ podem ser feitas por meio do número de WhatsApp do Espaço Empreendedor, que é o (44) 99118-3374.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução