Início Destaques do Dia Maringá celebra 78 anos com desfile e programação gratuita

Maringá celebra 78 anos com desfile e programação gratuita

Maringá comemora 78 anos nesta segunda-feira, 12 de maio, com uma programação especial organizada pelas secretarias de Cultura e de Aceleração Econômica e Turismo. As celebrações, que ocorrem no feriado municipal, começam pela manhã e se estendem até a noite, com atividades culturais, cívicas e artísticas voltadas à comunidade.

A primeira atração do dia será o tradicional desfile cívico, com início às 9h30, na Rua Alcindo Keller, na região do Antigo Aeroporto. Neste ano, o desfile tem como tema “Cidade Palco”, destacando o papel da Cidade como um polo de efervescência cultural, onde diversas expressões artísticas ganham espaço e visibilidade.

Mais de 50 entidades e cerca de 4 mil participantes tomarão a avenida, divididos em quatro blocos temáticos: abertura com crianças, idosos e pessoas com deficiência; alas militares; entidades culturais e esportivas; e grupos motorizados e ciclistas.

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca o caráter simbólico do evento. “O desfile de 78 anos de Maringá celebra, civicamente, as instituições que fazem parte da história da cidade, além de valorizar os pioneiros”, afirma.

Logo após o desfile, a partir das 11h, os portões da Expoingá, no Parque de Exposições, estarão abertos gratuitamente à população. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições assistenciais por meio do Programa de Apoio Social e Mobilização Voluntária de Maringá (Pra Somar).

A secretária de Turismo, Isolene Niedermeyer, reforça a importância da participação popular. “O nosso objetivo é incentivar a comunidade a viver o aniversário da cidade. Os shows gratuitos são um presente para os maringaenses e uma forma de reunir todos em uma grande celebração.”

No Bloco 1 – “Abertura das Cortinas – Todos no Palco” – crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência, as entidades participantes são: Seduc, Kings, Apae, Projeto Cultivar Cocamar, Colégio Objetivo Maringá, Unati / UEM, Castelo Maringá, Ordem Internacional das Filhas de Jó, Bethel 04, Capítulo Maringá nº 89 da Ordem DeMolay, Academia de Letras de Maringá e Educação Adventista – Colégio e Escola.

No Bloco 2 – “Guardiões do Cenário” – Militares participam 4º Colégio da Polícia Militar, 5º Batalhão de Bombeiro Militar, Samu Regional Norte Novo, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil – 9ª SDP Maringá, Polícia Penal do Paraná, Polícia Científica do Paraná, Batalhão de Polícia Ambiental, Tiro de Guerra, Secretaria de Segurança Pública, Grupo Escoteiro Verde Canção, Movimento Escoteiro e Clube Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Maringá.

O Bloco 3 – “Corpo e Alma em Cena” – terá participação das entidades culturais e esportivas: CTG Rincão Verde de Maringá, Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), Aplausos Centro Artístico, Bumba Meu Boi Anjos Da Guarda, Grupo Folclórico Os Lusíadas, Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena, Associação de Kung Fu Long Chuan, Associação Maringaense de Softbol, Associação de Atletismo de Maringá, Associação dos Skatistas de Maringá – Askm, Associação Desportiva e Recreativa Maringá, Amavolei, Associação Maringaense de Karatê Shotokan – Amks, Associação de Pais e Atletas de Natação (Apan), Instituto Alex Santos, Instituto de Esportes Juventude de Maringá, Associação Atlética Maringá Pyros, Agimar, Associação Maringaense de Beisebol e Associação Cultural Banda de Música Branca da Mota Fernandes.

No Bloco 4 – “Memórias sobre Rodas – O Tempo em desfile” – motorizados e bikes participam Ministério Motociclístico Brasil, Clube Amigos do Fusca de Maringá, Cada um no seu Quadrado, Chevette Clube Maringá, 676 Maringá – Clube de Opalas e Caravans, Opala Clube Maringá e Museu História de Maringá – Unicesumar.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: