Início Destaques do Dia Maio Amarelo terá ações da Semob e Programa Vida no Trânsito

Maio Amarelo terá ações da Semob e Programa Vida no Trânsito

Durante o mês do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) amplia as ações educativas já realizadas ao longo do ano, com atividades voltadas para públicos de todas as idades. O objetivo é promover uma cultura de respeito e responsabilidade nas vias da cidade.

Além das palestras em escolas e empresas sobre direção defensiva, a campanha tem destaque na programação da Expoingá 2025, onde a Semob mantém um estande no Pavilhão Branco do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. No local, crianças e adolescentes podem participar de atividades lúdicas e educativas, como o uso de motos elétricas infantis, uma mini pista de trânsito sinalizada, além de óculos de realidade virtual que simulam situações reais no trânsito.

Entre os destaques da programação do mês está a formatura do projeto “Trânsito na Sala de Aula”, que será realizada nos dias 26 e 27 de maio, a partir das 14h, no Teatro Calil Haddad. O projeto envolve alunos da rede municipal de ensino e busca inserir desde cedo os conceitos de cidadania, empatia e segurança no trânsito e as cerimônias contarão com a participação de professores, familiares e autoridades municipais.

CAMPANHA

Durante o Maio Amarelo, campanha nacional voltada à segurança no trânsito, Maringá integra o esforço estadual promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para alertar sobre os impactos dos sinistros (termo técnico para acidentes) de trânsito, especialmente os envolvendo motociclistas, que continuam liderando as internações hospitalares no Paraná e gerando altos custos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com dados da Sesa, em 2024, foram registrados 8.007 casos de internações por sinistros com motos, totalizando um custo de R$ 13,4 milhões para o sistema público. Em 2025, até o momento, já foram 573 internações, que somam R$ 838 mil em despesas.

As faixas etárias mais afetadas são adultos entre 30 e 59 anos, seguidos por jovens de 15 a 29 anos. Em Maringá, a campanha Maio Amarelo conta com o apoio do Programa Vida no Trânsito (PVT), que atua em 14 municípios do Estado, em que a Cidade participará ativamente de ações educativas e intervenções urbanas voltadas à mudança de comportamento dos condutores e à redução dos índices de mortes e lesões graves nas vias.

Segundo o levantamento da Sesa, em 2024, os municípios que integram o PVT apresentaram taxa de mortalidade por sinistros de trânsito de 15,3 por 100 mil habitantes, abaixo da média estadual de 21,7 por 100 mil.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: