Início Maringá Mais de 12 mil títulos de eleitor são cancelados em Maringá

Mais de 12 mil títulos de eleitor são cancelados em Maringá

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou que 12.488 eleitores de Maringá tiveram seus títulos cancelados por não votarem nem justificarem a ausência em três turnos consecutivos. O prazo para regularização terminou na segunda-feira (19), conforme estabelecido pela Resolução TSE nº 23.737/2024 e o Provimento CGE nº 1/2025.

Com esse número, Maringá ocupa a terceira posição entre os municípios paranaenses com mais títulos cancelados, atrás apenas de Curitiba, com 61.367 documentos suspensos, e Londrina, com 21.983. Em todo o Estado, foram 328.847 cancelamentos. Até o momento, apenas 7,14% dos eleitores irregulares no Paraná regularizaram sua situação e, somente no último dia do prazo, a Justiça Eleitoral realizou 4.728 atendimentos presenciais no estado.

O cancelamento do título traz diversas consequências. A pessoa fica impedida de votar, obter passaporte, tomar posse em cargos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino públicas ou contratar empréstimos em bancos estatais. Além disso, a irregularidade pode afetar o CPF, já que a quitação eleitoral é um dos requisitos para sua manutenção.

REGULARIZE

Eleitores com pendências podem regularizar a situação presencialmente no Fórum Eleitoral de Maringá, das 12h às 18h, apresentando um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Será necessário quitar a multa de R$ 3,51 por turno não justificado, com pagamento disponível via boleto, Pix ou cartão de crédito e em situações específicas, o juiz ou juíza eleitoral poderá dispensar o pagamento, mediante declaração de impossibilidade financeira.

Para quem já fez a biometria, a regularização pode ser feita online pelo Autoatendimento Eleitoral no site do TSE, após o pagamento das multas e o cancelamento não afeta eleitores com voto facultativo, como jovens de 16 a 17 anos, maiores de 70, analfabetos e pessoas com deficiência grave. A situação eleitoral pode ser consultada no site do TRE-PR, na seção “Serviços” > “Situação Eleitoral”.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: