
MAIS DENGUE
Confirmado mais um óbito causado por dengue em Maringá. Informação da 15ª. Regional de Saúde: neste ano epidemiológico o Paraná já soma 82 mortes. Maringá é a terceira cidade com maior número de casos.
VARIEDADE
Ao contrário de anos anteriores, hoje os mosquitos Aedes transmitem também outros males graves: chikungunya, zica e a febre oropouche. E pensar que grande parte dos maringaenses não combate os criadouros!
FEBRE
A preocupação também com a gripe mobiliza a Secretaria de Saúde de Maringá. Já fez ação de vacinação até na Prefeitura Municipal. Na segunda e na terça-feira vai vacinar no Restaurante Universitário da UEM.
“CONVOCAÇÁO”
Segundo o secretário Antônio Carlos Nardi, a convocação para a picada é para toda a comunidade universitária. O imunizante contra a gripe já está disponível para toda população acima dos seis meses de idade.
AGENDA
A Comissão Extraordinária de Educação da Câmara de Maringá deverá realizar, a partir da próxima semana – visitas a várias escolas e centros de educação infantil. A comissão formada por cinco vereadores vai ouvir alunos, colaboradores, professores e pais.
APURAÇÕES
Os vereadores têm em mãos várias denúncias. Pretendem apurar, para só depois pedir soluções para a prefeitura. Na lista dos vereadores, em primeiro lugar para visitar estão o CMEI Elizete Piveta Assunção e a Escola Municipal Antônio Carlos Velasques.
RIGIDEZ
Sobre a “disposição política” da comissão, é importante destacar a presença dos vereadores Mário Verri (PT) e Professora Ana Lúcia (PDT). “Contrabalançando”, o líder do prefeito, Luiz Neto (Agir), e no meio termo Akemi Nishimori (PSD) e o combativo Sidnei Telles (Podemos).
BLOQUEIO
Sobre visita da comissão nesta semana, a prefeitura inclusive emitiu uma nota oficial “explicativa”. Nela “esclarece que todas as unidades escolares do município estão de portas abertas para receber visitas da Comissão de Educação da Câmara e de todos os vereadores”
MAIS
Também que “O município reforça o respeito à independência e à harmonia entre os Poderes, princípios fundamentais da administração pública. A Prefeitura fica à disposição do Legislativo, sempre com foco na melhoria da educação e no interesse da população”.
CASO CRIS
Outra comissão que estará ativa na próxima semana será a dos três vereadores que analisam o caso da vereadora Cris Lauer. Eles têm 60 dias para convocá-la, ouvi-la, emitir relatório e submeter o caso para votação em plenário.
ANDAMENTO
A vereadora que continua correndo risco de perder o mandato foi intimada, quinta-feira, para apresentar sua defesa e indicar as provas e testemunhas. Ela tem cinco dias de prazo. Após a comissão decidirá pelo arquivamento ou prosseguimento da denúncia.
ACUSAÇÃO X DEFESA
Para defensores da vereadora, ela não transgrediu e a acusação é injusta. Para os acusadores as provas são irrefutáveis. Citam que áudio da própria vereadora levou o Judiciário a entender que houve ato de improbidade com prejuízo para o erário público.
MOTOS
O trânsito de Maringá anda tão intenso e perigoso que para atravessar qualquer rua é preciso total atenção. Ontem pela manhã uma motociclista com uma Biz atropelou e causou ferimentos graves – inclusive quebrou um fêmur – a um pedestre idoso.
JUSTIÇA TARDIA
Uma decisão justa e rara, já que é lógica, do Supremo Tribunal Federal (STF): por unanimidade decidiu que as Câmaras Municipais não poderão mais aprovar contas de prefeitos rejeitadas pelos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs).
AGORA
A partir de agora, uma rejeição de contas por parte do tribunal competente pode impedir inclusive candidaturas, sem possibilidade de reversão por votação legislativa local. Isso vai impactar as eleições já a partir do próximo ano.
PERDEM
As Câmaras Municipais perdem o poder de reverter pareceres técnicos emitidos pelos órgãos de controle. Segundo os ministros, a medida visa reforçar a função fiscalizadora dos Tribunais de Contas, impedindo interferências políticas em julgamentos de natureza técnica.
SEM CHANCE
A partir de agora, prefeitos que tiverem contas rejeitadas pelos TCEs estarão sujeitos às sanções legais e políticas da decisão, inclusive à inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa. Antes eles podiam ser candidatos, ungidos por aliados vereadores.
REAJUSTE
Concluída e aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná a proposta que reajusta o salário dos professores da rede pública estadual de ensino.