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A primeira impressão é que fica… A última também!

 

Um livro se vende pela capa. Mesmo sem conhecer o conteúdo dele, somos influenciados por uma capa bem-produzida. Mas, se o conteúdo não for condizente, iremos nos decepcionar. Uma empresa quebra por falta de clientes mas também quebra por excesso de clientes.

Aqui estamos falando da “nossa capa” que é um conjunto de coisas eu irão influenciar nossa comunicação com outras pessoas, hoje, muito falado em marketing pessoal, rede de relacionamentos, conexões… a nossa primeira comunicação é muito importante. Quero dizer, estar atento à imagem que transmitimos, a postura, o tipo de roupa que usamos, os detalhes do rosto, enfim a aparência geral que faz uma enorme diferença naquilo que queremos comunicar, transmitir.

Sempre é bom lembrar da frase que “Deus está no detalhes”, mas perceba, o mal também. Me parece que sempre está em evidência o livre arbítrio, a escolha. Em comunicação devemos estar atentos a todos os detalhes, está mais que provado que a primeira impressão é a que fica, mas pense comigo, devemos cuidar da segunda, da terceira… até a última impressão. Neste caso, invista em você, isso vai fazer uma grande diferença, na sua capa, no seu conteúdo e em suas metas.

Quando eu atendia as Páginas Amarelas – Listel e Editel, num circuito de palestras por todo o país, mais de 20 palestras na oportunidade, fiquei sabendo de um caso ocorrido na região de Porto Alegre. Como sabem, as Páginas Amarelas da Lista Telefônica seria uma espécie de Internet da época. Uma empresa de consertos de ar-condicionado publicou e a empresa errou publicando no setor de restaurantes. Obviamente ninguém iria procurar lá. A empresa devolveu o valor investido e o premiou no ano seguinte, compensando o erro, publicando meia página desta vez na página correta. Vieram tantos pedidos e ligações que o pessoal de ar-condicionado pegou muito mais serviço do que poderia entregar, que quebrou em 8 meses. A lição que fica: UMA EMPRESA QUEBRA POR FALTA DE CLIENTES mas também QUEBRA POR EXCESSO DE CLIENTES.A capa do livro deve ser condizente com o seu conteúdo.

Não é possível atingir metas desconsiderando as outras pessoas. Muita gente que depende de trabalhar com metas tem problemas porque ouvem mas não escutam. Isso cria barreiras enormes nos relacionamentos e consequentemente nos resultados. No mundo, principalmente de vendas, fala-se muito  e escuta-se muito pouco. Quando você fica alguém especialista em escutar, saiba que o mundo abrirá portas para você.

O segredo para  fazer da sua capa e conteúdo perceptíveis ao mercado, ao outro do relacionamento, o grande detalhe é usar a EMPATIA, uma palavra que significa tendência para sentir o que sentiria outra pessoa caso se estivesse na situação experimentada por ela. Ou seja, é a capacidade para se colocar no lugar do outro.

Quando estudamos a vida das Águias, sempre achamos que elas tem a força e poder, mas até elas precisam de um empurrão para vencer o medo e voar. Ou seja, elas podem ser a capa mas o conteúdo é saber voar. E nós, seres humanos, quem nos empurra? O que nos empurra? Do famoso ditado “a primeira impressão é que fica”,  eu diria que a frase merece uma continuidade de uma frase de Tom Peters, uma das maiores autoridades no assunto, quando ele diz: “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”.

Assim, nos momentos mais difíceis da vida, quando temos medo, busquei entender que até nos decepcionamos quando alguém nos empurra. Não entendemos no momento que um problema acaba sendo uma Benção disfarçada. E coragem não é não ter medo, é ir em frente apesar do medo. Foi aí que me lembrei de alguém que me cochichou (falou baixinho) que eu nunca iria vencer a tempestade, as dificuldades da vida pobre. Voltei-me a essa mesma pessoa, na verdade, alguém de um grau de parentesco e falei baixinho para ele: “EU SOU A TEMPESTADE”. Creio que ele só foi compreender isso muitos anos depois.

Finalizando, a realidade é que “A PRIMEIRA IMPRESSÃO POSSIBILITA”, seja um emprego, um trabalho, um negócio, uma entrevista, um encontro, uma oportunidade, a venda de produtos e serviços, ou ainda uma amizade, uma paixão, um amor… Assim sendo, a primeira impressão é importante, mas, de fato, a impressão que fica É A ÚLTIMA!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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