
COM FOLGA
Ratinho Junior venceria com folga o presidente Lula em um segundo turno da eleição presidencial de 2026. Isso é o que indica a pesquisa de intenção de voto dos brasileiros, divulgada ontem pelo Instituto Futura.
NA LADEIRA
Com discurso superado e gestão que deixa a desejar, o petista não para de perder eleitorado. Está ladeira abaixo em queda irreversível. Hoje Ratinho Junior marca 72,2% das intenções de voto, contra apenas 17,4% de Lula.
COMPARATIVO
A diferença que mensura a credibilidade dos dois homens públicos aumentou em relação à pesquisa de março. Naquela época, o governador já liderava com 67,6% e Lula tinha magros 21%.
CENÁRIOS
Com relação ao primeiro turno de eleição, o governador do Paraná foi submetido a teste de vários cenários. Sem os rabos de palha de políticos mais antigos, venceria também Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Michele Bolsonaro.
REPRESENTATIVIDADE
Mesmo com todas essas prospecções que o governador propaga para figurar entre os players da próxima eleição, não deverá ser candidato a presidente. Falta espaço entre as cotoveladas de nomes nacionalmente conhecidos. Mas poderá começar como candidato a vice e, no futuro, a titular.
EMPATANDO
Reação petista em forma de pesquisa para minimizar a impopularidade crescente de seu ícone, o presidente Lula: intenções de votos indicariam que ele empataria, em um embate eleitoral, com Michele Bolsonaro, com Tarcísio de Freitas e também com o filho de Bolsonaro, Eduardo.
ARRANCADA
Os empates “técnicos” são atribuídos à Paraná Pesquisas, amostragem exibida no dia 24 último. Objetiva a presunção de que Luiz Inácio Lula da Silva teria forças para uma arrancada vitoriosa. Mas o cenário é ruim: quem tem a força do poder não pode aparecer no mesmo patamar de quem está fora.
INSTABILIDADE
Igual na política, como Lula, o tempo continua instável e frio. A previsão do Simepar é de que de hoje para amanhã diminua o frio, se não chover. O Paraná continua dividido entre Norte e Sul, este com temperaturas mais baixas.
TEMPERATURA
Na sexta-feira pode ocorrer chuva a qualquer hora do dia com alguns momentos de melhoria e muita nebulosidade. Estão previstas tempestades localizadas e os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste e na faixa central do Estado.
ATENDIMENTO FALHO
Em tempos de muita comunicação, também muita dificuldade inexplicável nessa área. A prefeitura de São Jorge do Ivaí posta em sua página que o telefone está “instável”l. Daí que o atendimento aos munícipes só é presencial! E quem não pode ir à prefeitura por motivos vários?
OLHA O GÁS!
A Companhia Paranaense de Gás faz chamada pública para aquisição de mais gás natural e biometano. Quer contratar 250 mil metros cúbicos por dia. E atender melhor mercados como Londrina e Maringá.
EXPANSÃO
A Compagas está implantando 70 km de dutos na região de Londrina e 19 km em Maringá. Investe cerca de R$ 100 milhões em expansão até 2029. Em Maringá quer atender a área do Parque Industrial ao longo da Avenida Prefeito Sincler Sambatti.
PETS
Na Assembleia Legislativa deputados estaduais votam matérias que visam fortalecer as políticas públicas de proteção animal. O objetivo principal é prevenir e conscientizar a população sobre seu papel no combate à crueldade animal.
MÊS
Com esse objetivo cria a Campanha Abril Laranja que amplia a iniciativa da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), e contempla não apenas cães e gatos, mas também animais de produção, silvestres e exóticos.
PROTEÇÃO
A Alep busca criar uma rede de apoio sólida e engajada com organizações não governamentais, instituições de ensino, órgãos governamentais e a sociedade civil. Serão promovidos muitos eventos educativos, palestras, campanhas de conscientização e ações de divulgação nas redes sociais.
NATURAL É MELHOR
Bomba nas redes sociais a pesquisa da Faculdade União das Américas, do Paraná, sobre o uso da banha de porco na cozinha. O resultado contraria opiniões atuais, “casando” com afirmações dos antigos de que essa banha é mais saudável que o industrializado óleo de soja.
PESQUISA
Para essa conclusão, a pesquisa acompanhou duas mulheres que consumiram refeições durante 45 dias, uma só com alimentos preparados no óleo, outra na banha. Resultados: a que consumiu óleo teve aumento do colesterol LDL (ruim) e nos níveis de triglicerídeos, além da redução de 20,5% no colesterol HDL, o chamado colesterol bom.